Governo do Estado autoriza licitação de novo Ambulatório de Especialidades em Jacarezinho

O local ofertará cobertura multiprofissional e também consultório odontológico. A atuação ocorrerá em parceria com os consórcios e municípios da região. O investimento será de R$ 23 milhões, com contrapartida de R$ 460 mil do município.
12/01/2023 - 12:30

O Norte Pioneiro dará início à construção de seu primeiro Ambulatório Médico de Especialidades (AME). A estrutura que ofertará cobertura multiprofissional e também consultório odontológico será em Jacaezinho. A autorização da licitação foi assinada nesta quinta-feira (12) pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e formaliza um investimento de R$ 23 milhões (com contrapartida do município de R$ 460 mil).

A atuação ocorrerá em parceria com os consórcios e municípios da região, possibilitando 20 mil novas consultas por mês.

“Esta obra traz uma nova perspectiva para toda a saúde da região. Um grande esforço do Governo do Estado, sob a liderança do governador Ratinho Junior, que irá elevar a qualidade de atendimento para toda a população. É uma estrutura que reafirma, novamente, a atenção do Estado com o Interior", destacou o secretário.

“A regionalização da saúde é um projeto ambicioso que só é possível completar devido à unidade que o Governo do Estado conquistou no Paraná. Estamos trabalhando todos os dias para que nenhum paranaense fique desassistido e os novos ambulatórios são um passo certeiro nessa direção”, acrescentou.

O prefeito de Jacarezinho e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi), Marcelo Palhares, classificou o evento como histórico. “Este é um sonho sendo concretizado não apenas para Jacarezinho, mas todo o Norte Pioneiro. Com a assinatura dessa licitação, mudamos a realidade no atendimento à população”, afirmou.

O terreno cedido pelo município para a construção do ambulatório tem quase 4 mil metros quadrados e fica próximo ao trevo de Jacarezinho com a PR-431, facilitando o acesso e transporte de pacientes.

REGIONALIZAÇÃO – Em novembro do ano passado, o governo estadual, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), formalizou um investimento de R$ 203 milhões para a construção de Ambulatórios Médicos de Especialidade em várias regiões. Trata-se de uma das principais ferramentas para efetivar a regionalização da saúde.

Além de Jacarezinho, serão contemplados os municípios de Campo Mourão (Centro-Oeste), Cianorte (Noroeste), Cornélio Procópio (Norte), Irati (Centro-Sul), Ivaiporã (Norte, Vale do Ivaí), Ponta Grossa (Campos Gerais), Paranaguá (Litoral), Paranavaí (Noroeste), São José dos Pinhais (RMC) e União da Vitória (Sul).

Na modalidade I são 37 consultórios e dez salas de exames em um espaço de aproximadamente 4 mil metros quadrados. Além do atendimento ambulatorial, alguns AMEs contarão com Centro de Especialidades Odontológicas, Centro de Fisioterapia e Laboratório de Análises. Os municípios de Campo Mourão, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Paranavaí e São José dos Pinhais, por exemplo, integram este pacote. Cada um poderá chegar a 20 mil consultas por mês. O investimento nestas obras passa de R$ 125 milhões.

No tipo II, as obras contemplam cerca de 2,5 mil metros quadrados com 22 consultórios e sete salas de exames cada. Nesta modalidade estão inseridos os municípios de Cianorte, Irati, Ivaiporã e União da Vitória, num investimento de mais de R$ 71 milhões. A capacidade de cada unidade será de cerca de 12 mil consultas mensalmente.

NOVAS AMBULÂNCIAS – No mesmo evento, o Governo do Estado entregou duas novas ambulâncias para Jacarezinho. Os veículos que irão reforçarão a frota da Secretaria Municipal de Saúde somam um investimento de R$ 472 mil.