Projeto educativo sobre animais em CMEIs de Maringá tem apoio de cães da Polícia Penal

A equipe de Operações Especiais com Cães de Maringá (SOE-K9) da PPPR foi convidada para apoiar o Faunópoles na categoria de ensino sobre animais de trabalho, especificamente a categoria de PET Policial.
30/05/2023 - 09:10

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) participa neste ano letivo do Projeto Faunópoles, realizado nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Maringá. Iniciativa da Secretaria Municipal de Educação que tem como foco crianças de até 5 anos, o projeto trata sobre a fauna existente na cidade e regiões próximas e aborda a importância da biodiversidade a todos os seres vivos.

O primeiro trimestre do projeto teve foco em ações que estimulem o cuidado animal, a preservação do meio ambiente e a compreensão da criança quanto a sua presença no mundo. Os conteúdos abordam animais de estimação, trabalho, insetos, bichos de jardim, espécies silvestres, selvagens, ameaçadas de extinção, e as diversas conexões que o ser humano pode estabelecer com a vida animal.

Tudo isso através de atividades lúdicas, de cunho científico e que promovam experiências relacionadas à temática central.

Com apresentações lúdicas, brincadeiras e interação entre as crianças e os animais, a equipe ensina sobre cães de trabalho adestrados, suas funções e características na atividade policial, além da importância dessa relação com os humanos.

“Esse projeto nos dá a oportunidade de mostrar um dos lados das atribuições policiais que temos atualmente na Polícia Penal, através da equipe de operações com cães, que tem o auxílio dos animais para identificar materiais ilícitos nas unidades e salvaguardar a vida dos policiais”, explica o coordenador regional de Maringá da PPPR, Julio Cesar Franco.

O chefe do Setor de Operações Especiais com Cães (SOE-K9), Rodrigo Nieri da Costa, conta que o trabalho da Polícia Penal foi apresentado de forma pedagógica e de acordo com a faixa etária dos alunos.

“Ficamos muito honrados em participar do Projeto Faunópoles. Foi apresentado de forma pedagógica o trabalho desempenhado pela equipe canina da polícia, demonstrado o emprego deles como animais de trabalho e devidamente adestrados. Após uma breve apresentação, foi promovida uma interação entre as crianças e os cães em forma de brincadeira e com muito aprendizado”, compartilhou.

A secretária municipal de Educação, Nayara Caruzzo, destacou que o projeto tem o objetivo despertar o interesse das crianças com atividades significativas e promover vivências relacionadas ao tema.

“Dentre as ações realizadas, foi proposto explorar as características, as funções e importância dos cães policiais, por meio de pesquisas, explicações e demonstrações pela equipe da Polícia Penal do Paraná. A atuação da polícia foi muito importante para o projeto, pois as crianças puderam ter experiências únicas com os cães de trabalho”, ressaltou.