Programa de formação de jovens da região Sul incentiva ingresso no mercado de tecnologia

Resultado de parceria entre BRDE, CAF e PUC-RS, o programa promoveu live com profissionais do mercado de TI para apresentar perspectivas e opiniões do ponto de vista do empregador sobre as competências necessárias para esta área.
10/11/2022 - 18:30

Lançado em agosto de 2022, o Dev the Devs, programa voltado a jovens da rede pública de ensino da região Sul do Brasil, que ofereceu 2.100 vagas em curso de formação básica para desenvolvedores de sistemas, gratuito e online, apresentou nesta semana a live “Talk de Carreira: Conexão Com o Mercado”, organizada pela equipe da PUC-RS Carreiras, com a participação de representantes de três empresas da área de tecnologia.

O objetivo do evento foi oferecer orientação sobre empregabilidade aos futuros profissionais de tecnologia que serão formados pelo programa. A gravação da live continua disponível no canal da PUCRS no YouTube.

Com 700 vagas ofertadas a cada estado da região sul, em cotas iguais para meninas e meninos, o curso foi desenvolvido pelo Tecnopuc (Parque Científico e Tecnológico da PUC-RS) em parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

O projeto está em andamento desde setembro e oferece conteúdos sobre conceitos de computação, funcionamento da internet e impacto na programação de sistemas, assim como ferramentas e linguagens de programação para desenvolvimento de sistemas para web.

O bate-papo teve a participação da business partner (responsável pela seleção e gestão de pessoas) Fernanda Brum da Costa, e o analista de sistemas, Matheus Adejair Oliveira Gomes, ambos da South System (RS); o diretor executivo da DB1 Group (PR), engenheiro Victor Cobo, e o product owner (responsável por produtos) da Mentat Solutions (SC), Jean Bianchi, que ofereceram insights que podem ajudar quem vai ingressar em carreiras no mercado de TI, como é o caso dos estudantes do programa.

Na conversa, os convidados foram estimulados a compartilharem um pouco de suas trajetórias na carreira, escolhas e desafios, assim como opinarem sobre quais competências e habilidades técnicas e comportamentais são mais relevantes para este mercado, conhecidas pelos jargões “hard skills" e “soft skills”.

COMPETÊNCIAS – Conhecimentos de lógica, matemática, interpretação de texto e habilidades de comunicação foram as principais competências prévias que os participantes apontaram como necessárias para as carreiras de TI. Em relação a competências comportamentais, os convidados indicaram que proatividade, curiosidade e abertura para novos aprendizados, além da mentalidade de crescimento, são muito bem vistas pelos empregadores nesta área.

A conversa foi mediada pela psicóloga e consultora do PUCRS Carreiras, Ana Cecília Petersen, auxiliada pelo estudante de Ciência de Dados e Inteligência Artificial e bolsista do Tecnopuc, Pedro Mattia Lunelli.

PROGRAMA – O programa Dev the Devs é destinado a alunos a partir de 16 anos e está em sua segunda edição no Rio Grande do Sul. Em 2022, passou a abranger os estados do Paraná e Santa Catarina. O curso tem a duração de 14 semanas e fornecerá certificado. A edição ampliada do Dev The Devs se articula com uma série de parceiros.

Entre os apoios de governos, ecossistemas de inovação e organizações estão as secretarias estadual de Educação do RS e de SC, o Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec), da Rede Gaúcha de Ambientes Inovadores (Reginp), Fijo – PUC Carreiras, Acate, Hotmilk (PUC-PR) e Junior Achievement RS.