BRDE apoia projeto de educação musical para crianças e adolescentes

Ação recebe recursos via Lei de Incentivo à Cultura. Umas das instituições atendidas é a Associação Musical Alegro, com atividades voltadas, principalmente, para crianças e adolescente de 7 a 18 anos que vivem em situação de vulnerabilidade social.
26/10/2022 - 11:30

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) apoia diversos projetos voltados a crianças e adolescentes em várias áreas, como artes e esporte, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Umas das entidades que recebem repasses é a Associação Musical Alegro, uma instituição de educação musical com atividades voltadas, principalmente, para crianças de 7 a 18 anos que vivem em situação de vulnerabilidade social.

O objetivo é promover mudanças positivas na vida dos jovens, oferecendo excelência no ensino da música. Os recursos do BRDE auxiliam na manutenção do projeto, na administração dos núcleos de ensino, contratação de professores e na compra de novos instrumentos.

“O recurso financeiro tem sido fundamental para a expansão de nossas atividades. Com o apoio do BRDE conseguimos implantar um novo núcleo de ensino de educação na cidade da Lapa”, destacou o presidente da Alegro. “Também foram recrutados cinco novos profissionais que dão aulas de música e 60 novos alunos que estudam trompete, trombone, saxofone, clarinete e percussão”.

“O BRDE tem como ideal o desenvolvimento social e econômico da região onde atua, um banco que apoia e acompanha projetos que tenham como objetivo promover o fomento local, inclusive, no meio cultural”, disse o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski.

NA PRÁTICA – Desde 2016, a Associação Musical Alegro oferece o programa de educação musical, que cresce ano ano. Aproximadamente 10 mil pessoas já participaram das atividades ofertadas através de concertos, ações didáticas e intervenções na rede pública de ensino.

Cerca de 600 crianças têm a oportunidade de estudar música semanalmente nos Núcleos de Educação. O projeto recebe alunos com pouco ou nenhum conhecimento musical prévio, que estudam todos os instrumentos de orquestra: cordas, sopros e percussão, além de um coro infantil.

O Plano Anual de manutenção das atividades inclui a criação, apoio e expansão de sedes de aprendizado e a consolidação da atividade com instituições de ensino musical, já parceiras. Possibilitar concertos em auditórios, a realização de um festival de música, a compra de instrumentos de orquestra e apresentações didáticas e de alunos estão listados no plano. O planejamento inclui também investimentos na capacitação de professores, a monitoria e o cuidado das orquestras infantil e jovem.

EDUCAÇÃO MUSICAL – O programa de educação musical acompanha o aluno durante toda sua infância e adolescência através da Orquestra Infantil e também da Orquestra Jovem, quando já será um musicista de alto nível de performance.

Segundo o presidente, Edward Matkin, o objetivo das ações é deixar um legado cultural para Curitiba e o Paraná. “A instituição visa formar uma geração de músicos de excelência para ampliar a cena cultural paranaense e contribuir para a transformação do Estado em um ponto de referência da educação musical ampla e acessível”, explicou.

Localizada na Universidade Positivo, na Cidade Industrial de Curitiba, a Alegro conta com outras quatro instituições que atuam como núcleos de ensino de orquestra. Elas estão localizadas na Capital, Almirante Tamandaré, Piraquara e Antonina.

Todas as atividades do programa são gratuitas. As vagas são divulgadas por meio de mídias sociais, semestral ou anualmente. Para as aulas de iniciantes não há provas de seleção – os participantes são contemplados por ordem de inscrição. Para a Orquestra Infantil e a Orquestra Jovem é feita uma prova prática de execução musical ao instrumento.

Acesse mais informações sobre o processo dos incentivos fiscais AQUI.