BRDE contrata estudo para planejar desenvolvimento do Sul do País

O projeto Codesul/BRDE – Visão Regional 2040 tem como intuito obter um diagnóstico que identifique as agendas que cada governo deve promover para melhorar a qualidade de vida nos três estados do Sul.
14/10/2022 - 16:30

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) abriu uma licitação para contratar o projeto Codesul/BRDE – Visão Regional 2040. O objetivo é selecionar uma empresa de consultoria especializada que vai elaborar estudos e estratégias de atuação regional nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com olhar no desenvolvimento econômico e social. A primeira sessão pública será no dia 8 de novembro.

A licitação ocorre na modalidade técnica e de preço. A previsão é que os estudos iniciem ainda em 2022 e sejam concluídos em oito meses. Os interessados em participar podem acessar o edital no site do BRDE (AQUI).

O projeto Codesul/BRDE – Visão Regional 2040 tem como intuito obter um diagnóstico regional que identifique as agendas que cada governo deve promover para melhorar a qualidade de vida e potencializar o desenvolvimento dos estados da região Sul do Brasil.

Os estudos do projeto irão gerar relatórios para leitura do contexto regional, com destaque para: Diagnóstico da Região Sul, Investimentos Previstos até 2040, Fontes de Recursos e Potencialidades e Gargalos da Região Sul.

Estes documentos formarão a base do produto final do trabalho, chamado “Visão de Futuro da Região Sul 2040”, contemplando diretrizes e eixos prioritários, assim como indicadores, metas e propostas para sua implantação.

“O resultado desses estudos será instrumento para a construção de políticas públicas de longo prazo aos estados da região, com o objetivo de aproveitar suas potencialidades e maior integração regional”, destacou o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski. “O BRDE, no desempenho de seu papel de fomento ao desenvolvimento social e econômico da região, apoiará a implementação das estratégias, viabilizando recursos e promovendo projetos alinhados com a visão de futuro da área”.

COMPETITIVOS – Os três estados que compõem a região Sul estão entre os dez mais competitivos do Brasil, segundo a edição de 2022 do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Tendências Consultoria. De acordo com o ranking, o Paraná é o primeiro no pilar de sustentabilidade ambiental.