Programa Compra Direta recebe e distribui 27 toneladas de alho apreendidas pela Receita Federal

Carga apreendida, avaliada em R$ 800 mil, oriunda da Argentina, trafegava sem trâmites aduaneiros exigidos. Produto foi direcionado ao programa Compra Direta, pelo qual o Governo do Estado adquire produtos de agricultores familiares e distribui a entidades filantrópicas.
10/02/2023 - 17:20

Uma carga de aproximadamente 27 toneladas de alho, apreendida pela Receita Federal, avaliada em mais de R$ 800 mil, foi entregue a beneficiários do Programa Compra Direta Paraná, do Governo do Estado, que atende 309 mil pessoas em vulnerabilidade, em todos os municípios.

Pelo programa, o governo adquire alimentos produzidos por agricultores familiares e distribui a entidades filantrópicas e iniciativas que oferecem refeição a baixo custo.

A entrega da carga foi uma ação em parceria da Defesa Civil do Paraná, Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e a Receita Federal. Segundo a Alfândega da Receita Federal em Dionísio Cerqueira, município catarinense na divisa com o Paraná, a carga foi interceptada porque vinha da Argentina sem o trâmite aduaneiro exigido. A apreensão aconteceu na última sexta-feira (03).

Em rápido alinhamento com a Secretaria da Agricultura, foi ajustada a logística da entrega em quatro pontos do Estado – abrangendo os 23 núcleos regionais da pasta – e sua redistribuição. De acordo com o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan) da Seab, entre as instituições beneficiadas estão casas de longa permanência, restaurantes populares, cozinhas comunitárias, hospitais públicos e filantrópicos, Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, destacou a iniciativa e reforçou a importância de ações integradas e parcerias como esta. “O Estado precisa ser ágil para evitar perdas e desperdícios e beneficiar quem mais precisa, garantindo segurança alimentar”, disse.

O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schuning, destacou que uma das missões da entidade é promover a integração entre os órgãos, independente da esfera de atuação, e a sociedade de modo geral. "Isso foi demonstrado nessa apreensão, em que a delegacia de Dionísio Cerqueira entrou em contato com o coordenador executivo, tenente-coronel Adriano de Mello, que realizou todas as tratativas, desde a coleta do material à destinação final através da Seab", afirmou.

Mark Tollemache, delegado da Alfândega da Receita Federal de Dionísio Cerqueira, explicou que a redistribuição aconteceu ao longo desta semana e continua na semana que vem. "Somente no ano passado, a delegacia já apreendeu aproximadamente 100 toneladas de alho. É um produto de alto rendimento para os contrabandistas, por isso estamos reforçando as ações", disse.

COMPRA DIRETA – O programa Compra Direta Paraná é uma política pública de Estado implantada em 2020 e associada a atitudes de incentivo ao consumo e à valorização dos alimentos saudáveis produzidos pela agricultura familiar. Em 2023, segundo o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Seab, o programa está beneficiando cerca de mil entidades filantrópicas e 309 mil pessoas com o recebimento de alimentos diversificados (inclusive orgânicos) nos 399 municípios do Paraná.

Na outra ponta, o programa promove a inclusão econômica, social e digital do agricultor familiar, com fomento à produção com sustentabilidade, ao processamento de alimentos e industrialização e à geração de renda para aproximadamente 19,3 mil agricultores familiares de 163 associações e cooperativas do Estado, totalizando um investimento de R$ 40 milhões ao ano, com o fornecimento de 5 mil toneladas de 72 tipos de alimentos.