Com novo convênio, Paraná expande ações do Banco de Alimentos Comida Boa no Oeste

Até então, o programa de seleção e distribuição operava apenas com produtos in natura. Agora, será executado com toda a metodologia que já existe nas demais Ceasas, com processamento dos produtos, trabalho em parceria com a Polícia Penal para ressocialização de pessoas privadas de liberdade e acompanhamento nutricional.
08/02/2023 - 15:30

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quarta-feira (8) um termo de cooperação técnica entre a Ceasa e a Prefeitura Municipal de Cascavel, na Região Oeste, para a execução conjunta do programa Banco de Alimentos Comida Boa no município. Em Cascavel, são 63 entidades cadastradas no programa, totalizando 57.174 quilos de hortigranjeiros e 23,8 mil pessoas mensalmente já beneficiadas.

Até então, o programa de seleção e distribuição de alimentos operava apenas com produtos in natura. Agora, será executado com toda a metodologia que já existe nas demais Ceasas, com processamento dos produtos, trabalho em parceria com a Polícia Penal para ressocialização de pessoas privadas de liberdade e acompanhamento nutricional.

Agora, a prefeitura e a Ceasa poderão arrecadar alimentos por meio de articulação do maior número possível de unidades de comercialização, e armazenar e processar os produtos. Esses alimentos industrializados são aqueles que geralmente estão fora dos padrões de comercialização, mas sem restrição de caráter sanitário e podem ser utilizados para molhos, sopas ou outros produtos congelados.

Depois do processamento, esses produtos são distribuídos às entidades assistenciais, associações, institutos e fundações sem fins lucrativos que atendam indivíduos em situação de vulnerabilidade social ou insegurança alimentar e nutricionais.

"É um convênio para evitar o desperdício de comida, um projeto de gestão de alimentos das nossas centrais de abastecimento. A Ceasa de Curitiba, por exemplo, jogava todos os dias 24 mil toneladas. Criamos o programa Comida Boa e hoje ele beneficia 130 mil famílias e mais de 300 entidades, como asilos, orfanatos. Fazemos extrato de tomate e mandamos para o hospital pronto. Isso é agricultura de alto nível, sem desperdício", disse o governador.

"O Banco de Alimentos de Cascavel é bem bom, mas agora terá trabalho de processamento, com apenados, nutricionista responsável, uma metodologia muito mais completa. Daremos uma nova roupagem para essa unidade", disse o diretor-presidente do Ceasa Paraná, Éder Bublitz.

NÚMEROS – Em 2022, o Banco de Alimentos Comida Boa, programa voltado à segurança alimentar e nutricional, distribuiu 5,85 mil toneladas de hortigranjeiros para entidades assistenciais em todo o Paraná, uma média mensal de 487 toneladas. Foram 331 entidades e cerca de 130 mil pessoas impactadas mensalmente. O programa recebe anualmente um aporte de R$ 2,5 milhões do Governo do Estado.

Participam do projeto as cinco unidades da Ceasa no Estado: Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina. Para se cadastrar no programa e receber alimentos, o representante legal da instituição interessada precisa formalizar o pedido em formulário próprio, no site da Ceasa/PR.

Em parceria com o Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen), o programa promove a ressocialização de pessoas privadas de liberdade, que passam a trabalhar no processamento de alimentos e participam de atividades de capacitação em educação alimentar para, posteriormente, repassar o conhecimento à comunidade.

O Banco de Alimentos Comida Boa também atende diretamente 13 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em consonância com as metas para elevar a qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade social. Entre eles, estão acabar com a fome e a pobreza, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável, assegurar a educação inclusiva e oportunidades de aprendizagem, reduzir desigualdades, entre outros.