Estado discute produção de hortifrútis e criação de abelhas sem ferrão em Dois Vizinhos

Eventos no Sudoeste abordam avanços no melhoramento genético e técnicas para impulsionar a produção de frutas, hortaliças, flores e mel
Publicação
20/10/2022 - 16:40

Confira o áudio desta notícia

O fomento da produção de frutas, hortaliças e flores no Paraná foi tema da abertura da II Hortec e VII Workshop de Hidroponia do Sudoeste do Paraná, em Dois Vizinhos, nesta quinta-feira (20). Certificação, melhoramento genético e práticas de manejo são ferramentas importantes para potencializar esse setor.

"Ainda compramos muitas hortaliças de fora, quando podemos fazer aqui, produzindo renda em pequenas áreas. Com conhecimento, avanço científico, capacidade técnica, que é o que se discute neste evento, vamos conseguir impulsionar", disse o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), Natalino de Souza, parabenizou a equipe pela organização do evento e disse que a estrutura do Estado está à disposição da agricultura familiar. "Fico feliz em ver a união das nossas instituições para promover esse novo arranjo. A região Sudoeste é produtiva e merece atenção do governo", disse.

MELIPONICULTURA – Paralelamente, o XVI Seminário Estadual de Meliponicultura, que começa na sexta-feira (21), reúne produtores de todo o Estado para debater a criação de abelhas sem ferrão. 

Os participantes vão discutir com especialistas diversos aspectos da criação de abelhas sem ferrão como boas práticas de produção e extração do mel, melhoramento genético e a legalização da unidade de envase do produto. Também serão apresentados trabalhos científicos a respeito dos meliponídeos. O público ainda poderá participar de minicursos sobre caixas, divisão do enxame e colheita do mel.

O prefeito de Dois Vizinhos, Carlos Turatto, disse que quer implementar mel na alimentação escolar. "O produtor quer adquirir conhecimento, melhorar sua propriedade, ter uma fonte de renda".

EVENTOS – Os eventos são organizados pela UNISEP (União de Ensino do Sudoeste do Paraná), UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), AEAFB (Associação dos Engenheiros Agrônomos de Francisco Beltrão) e IDR-Paraná, com patrocínio da Cresol.

Os visitantes poderão ainda percorrer diversos estandes de empresas ligadas às cadeias da horticultura e fruticultura. A partir das 14h30, terá início uma série de minicursos. Os temas são diversificados, vão desde a produção orgânica, gestão de propriedades rurais, sistema hidropônico, até o cultivo de melancia, orquídeas, batata-doce e melão. Todos os participantes inscritos no II Hortec terão direito a fazer os minicursos.

PRESENÇAS – Também participaram da abertura o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Martins, o diretor-presidente da Ceasa Paraná, Eder Bublitz, o chefe do núcleo regional da Seab em Dois Vizinhos, Alexandre Bianchini, a chefe do núcleo de Francisco Beltrão, Denise Adamchuk, a chefe do núcleo de Pato Branco, Leunira Tesser, além de servidores do Sistema Estadual de Agricultura e lideranças locais.

GALERIA DE IMAGENS