Novos empreendimentos no Sudoeste do Estado impulsionam o agro

Em São Jorge D’Oeste, a Alpha Fish, que produz peixes, começou a funcionar este ano, enquanto a Piracanjuba, que vai se dedicar à produção de queijos, está em implantação. Juntas, as duas unidades irão gerar mais de 1.200 postos de trabalho na região.
20/10/2022 - 14:32

A instalação da Alpha Fish e da Piracanjuba em São Jorge D'Oeste, no Sudoeste do Paraná, já impulsiona a agropecuária estadual. A primeira começou a funcionar em novembro de 2021, enquanto a segunda está em processo de implantação. Quando estiverem em pleno funcionamento, os dois empreendimentos deverão gerar mais de 1.200 empregos diretos, o que corresponde a cerca de 13% de toda a população do município.

As duas unidades, que somam investimentos que passam de R$ 100 milhões, receberam, nesta quarta-feira (19), a visita do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e equipe da secretaria.

ALPHA FISH - A Alpha Fish pretende explorar um milhão de hectares de água em 12 áreas. A primeira já foi implantada. Até agora, foram instalados 170 tanques, sendo 105 alojados com peixes.

A empresa já conta com 80 colaboradores diretos que trabalham na produção dos tanques, dos alevinos e engorda das tilápias. Uma segunda área começa a ser construída em novembro. Também faz parte do projeto, a instalação de um frigorífico, uma fábrica de farelo e uma fábrica de ração. Com toda a estrutura montada, devem ser gerados de 800 a mil empregos diretos, além de envolver uma cadeia de fornecedores com mais de 6 mil pessoas em toda a região. O investimento feito até agora é de R$ 20 milhões.

"Já adquirimos uma área de aproximadamente 5 alqueires que fica a 2 quilômetros da piscicultura, estamos em fase de projetos (ambiental, arquitetônico, civil) e pretendemos iniciar as obras entre 2023 e 2024", explicou Lizânia Tedesco, uma das sócias do empreendimento. “Em quase um ano de atividade já conseguimos fazer bastante, mas temos muito ainda para realizar”, completou.

De acordo com Liziânia, o total das 12 áreas terá capacidade de produção de 30 mil toneladas ano, com estrutura de 3.750 tanques-rede. A expectativa é que essa estrutura seja implantada no prazo de sete anos.

TILÁPIAS - Para o secretário Ortigara, a piscicultura é um setor com grande potencial crescimento no Paraná. "É uma estratégia adequada para tornar mais uma proteína animal vitoriosa no mundo, com segurança sanitária, sistemas modernos e eficiência na produção. E o Governo do Estado é parceiro do empreendedor", disse.

O Paraná é o maior produtor de tilápias do Brasil e o setor deve crescer de 10 a 20% ao ano. Em 2021, essa atividade gerou 145 mil toneladas e rendeu R$ 1,037 bilhão ao Estado, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral).

PIRACANJUBA - Na mesma cidade, a equipe do Sistema Estadual da Agricultura visitou o local de construção de uma unidade da Piracanjuba. Serão aplicados R$ 80 milhões nesta que será a maior fábrica de queijos do Brasil, com capacidade para processar até 2 milhões de litros por dia.

A empresa anunciou o novo projeto no final de 2020. As obras estão em fase de terraplanagem. A primeira etapa deve ser concluída em 2024 e a previsão é de que até o segundo semestre de 2025 a fábrica esteja funcionando em sua totalidade. A unidade prevê a abertura de 250 postos de trabalho.

Esta será a terceira fábrica da Piracanjuba destinada à produção de queijos e manteigas. Na primeira etapa, a unidade irá produzir muçarela e manteiga. Na segunda, o local terá, ainda, um complexo industrial para secagem de soro, que servirá de insumo para outras produções, e uma fábrica de leite longa vida (UHT).

LEITE - O Paraná também já se destaca nacionalmente na produção de leite, com uma média de 4 bilhões de litros ao ano. "Queremos cada vez mais colocar a marca do Brasil no Exterior. Assim como já fazemos com outras carnes, queremos fazer com a tilápia e também com o leite", afirmou o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento.

A prefeita de São Jorge D´Oeste, Leila da Rocha, que acompanhou a visita, elogiou o apoio do governo estadual à região. "É importante esse acompanhamento in loco do governo estadual. A visão avançada dos empreendedores transforma o nosso município", disse.

PRESENÇAS - Também participaram da visita técnica o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza, o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins, o diretor-presidente da Ceasa Paraná, Eder Bublitz, o chefe do Núcleo Regional da Seab em Dois Vizinhos, Alexandre Bianchini, o deputado estadual Luis Dorti, além de servidores do Sistema Estadual de Agricultura e lideranças locais.

Fonte do Artigo
Agroindústria, Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, São Jorge d'Oeste, Sudoeste do Paraná, Governo do Paraná,