Prefeitos do Litoral comemoram movimento e atrações do Verão Maior Paraná

Roberto Justus, de Guaratuba, e Rudão Gimenes Filho, de Pontal do Paraná, participaram da reunião de prestação de contas do projeto e reiteraram a intenção de participar do planejamento conjunto com o Governo do Estado para o verão 2023/2024 nas praias.
06/03/2023 - 16:40

Presentes na reunião de prestação de contas final do Verão Maior Paraná, nesta segunda-feira (06), no Palácio Iguaçu, os prefeitos de Guaratuba, Roberto Justus, e de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes Filho, reforçaram a intenção das prefeituras de participar ativamente do planejamento da próxima temporada, em conjunto com o Governo do Estado. O posicionamento é resultado, segundo os próprios gestores, dos bons resultados obtidos na primeira temporada pós-pandemia, com aprovação de turistas, moradores e empresários.

Ao abrir o encontro, o governador em exercício Darci Piana destacou a importância da parceria entre o executivo estadual e administrações municipais para o sucesso do Verão Maior Paraná. “Além da qualidade dos serviços prestados e do reforço do efetivo de segurança pública, as cidades estavam limpas, estruturadas e em boas condições de receber os nossos turistas, fruto de uma coordenação que depende do apoio das prefeituras”, afirmou.

Segundo o prefeito de Guaratuba, havia um receio inicial de que o fluxo de turistas fosse drasticamente reduzido neste verão em função dos deslizamentos de terra que restringiram a movimentação de veículos na BR-376, BR-277 e na Estrada da Graciosa (PR-410), o que acabou não se confirmando.

“Nossa primeira impressão quando ocorreram os deslizamentos era de uma perda muito grande para o comércio devido às filas formadas tanto na descida da serra quanto nas balsas”, contou Justus. “No entanto, a realidade se mostrou diferente da expectativa. Não tivemos relatos de atrasos na travessia da Baía de Guaratuba e, apesar dos desafios, tivemos um fluxo de turistas acima do esperado”.

O prefeito de Guaratuba elogiou também as ações estaduais com foco na comunidade local, como o Cinema na Praça e o Circo na Praça, a exposição itinerante do Museu de Ciências Forenses e as corridas de rua promovidas pela Sanepar, que também é uma das principais empresas patrocinadoras do Carnaval no município.

“É uma iniciativa muito legal porque atende também a população que, nesta época do ano, mais trabalha do que se diverte. No caso da corrida da Sanepar, foram mais de mil inscritos e o nosso pedido é para que eventos como esse se repitam”, disse. Ele ressaltou o patrocínio da Sanepar e lembrou que o Carnaval de Guaratuba é um dos maiores eventos festivos do Paraná. “Em apenas um dia recebeu mais de meio milhão de pessoas”.

Ele ainda destacou os investimentos em drenagem urbana, que contaram com apoio do Estado, e impediram alagamentos na temporada de chuvas.

De acordo com o prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, as atrações esportivas e culturais, sendo a maior delas os shows nacionais realizados em Guaratuba e Pontal do Paraná, foram determinantes para o aumento do fluxo tradicional de veranistas que optam pelo Litoral.

“Com o investimento do Governo do Estado em cultura, esporte, lazer e segurança pública tivemos uma temporada de muito sucesso. A forma como os shows foram pensados em termos de horário, espaço e logística fez com que os eventos atraíssem muitas famílias. A estrutura montada impressionou os turistas, com atrações que nunca tivemos na cidade”, relatou Gimenes.

“Não há dúvidas quanto ao sucesso desta temporada do Verão Maior Paraná, que teve aprovação total da população, turistas e dos comerciantes. Cabe a nós reforçar o nosso compromisso de trabalhar de maneira integrada para a realização da próxima temporada”, finalizou o prefeito.

CRESCIMENTO POPULACIONAL Dados recentes do Censo 2022, em fase de conclusão pelo IBGE, apontam que os investimentos no Litoral do Paraná tem causado um rápido crescimento populacional da região. Guaratuba teve um aumento de 10,7 mil moradores nos últimos 12 anos e conta, agora, com uma população fixa de 42,8 mil pessoas. Matinhos também recebeu quase 10 mil novos residentes, chegando a 39 mil habitantes, enquanto Pontal do Paraná teve o maior crescimento proporcional, de 12 mil pessoas, chegando a quase 33 mil moradores.

Entre os principais projetos do Estado em andamento na região, está a revitalização da orla de Matinhos, cujas obras já ultrapassaram 70% e envolvem também a macrodrenagem dos canais municipais, evitando futuros alagamentos. Em Guaratuba, o destaque é para o projeto da Ponte de Guaratuba, orçada em R$ 314,9 milhões, em fase de obtenção das licenças ambientais.

Em fevereiro, o Governo anunciou um novo pacote de obras de infraestrutura, incluindo mais três intervenções no Litoral: a duplicação da PR-412 entre Matinhos e Pontal do Paraná; a duplicação dos 12,8 quilômetros da PR-808, que liga Guaratuba ao Litoral catarinense; e a construção de um binário na entrada de Pontal do Paraná.