Portuários do Paraná usarão game "Hacker Rangers" para aprender sobre cyber segurança

Empresa pública Portos do Paraná lançará o game, internamente, nesta segunda-feira (6). Pela Plataforma serão disponibilizados vídeos e quizzes sobre diversos temas de segurança dos dados e da informação. Os melhores colocados nos rankings semanais e mensais serão premiados
Publicação
02/02/2023 - 17:30

Confira o áudio desta notícia

A Portos do Paraná inova mais uma vez e lança, internamente, na próxima segunda-feira (6), o game "Hacker Rangers". A opção é uma forma intuitiva e inovadora de capacitar e conscientizar os servidores sobre os perigos da internet.

A partir da próxima semana, o “start” da primeira temporada será dado com a disponibilização dos primeiros conteúdos. No decorrer do game, serão divulgados os melhores colocados nos rankings semanais e mensais. Ao final da primeira temporada, os três primeiros colocados serão agraciados com recompensas, que ainda estão sendo definidas. A competição vai até 29 de abril. 

Destinada à participação de todos os servidores e estagiários, a competição visa fortalecer a educação e cultura de cyber segurança na organização. Pela plataforma, serão disponibilizados vídeos e quizzes sobre diversos assuntos inerentes à segurança dos dados e da informação.

“Tratar de segurança cibernética é fundamental em todo o mundo corporativo. O game traz aos empregados da Portos do Paraná uma forma de aprender, que já vem sendo utilizada em outras grandes empresas”, afirma o diretor-presidente Luiz Fernando Garcia.

Segundo o executivo, o jogo online permite que os colaboradores tenham mais acesso às informações. “É uma maneira moderna e acessível de informar. Pode ser feita no computador da mesa de trabalho ou mesmo pelo celular ou tablete. E ainda há o reconhecimento dos que se destacam”, explica.

De acordo com o coordenador de Gerência de Tecnologia da empresa pública, Rodrigo Vanhoni, levar treinamentos periódicos aos funcionários é uma obrigação legal, exigida pela Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), mas isso não precisa ser algo maçante ou complicado. Pelo contrário, segundo o especialista, pode ser simples e intuitivo.

“Nada melhor do que promover treinamentos de uma forma leve, através de um jogo, em que a pessoa aprende conceitos, começando pelos mais simples e, conforme o jogo evolui, começam a avançar no assunto”, diz Vanhoni. O importante, segundo ele, é que a metodologia do jogo é direcionada ao aprendizado. “Somente depois que o conteúdo foi exposto, através de vídeos curtos ou material de leitura, é que a pessoa vai ter condições de entender a pergunta e ser capaz de responder”, detalha.

O treinamento constante sobre o tema é importante porque os portos, em qualquer lugar do mundo, são ambientes que requerem atenção constante sobre a segurança, incluindo a cibernética. “Queremos evitar coisas que a gente ainda vê como senhas anotadas em post it, compartilhamento de senha, compartilhamento de pen drives externos ou envio de arquivos de forma inadequada. O nosso objetivo com esse game é conscientizar os funcionários”, aponta.

O agente portuário Vinícius Cordeiro, da Coordenadoria de Compliance, ressalta que o game irá ajudar a todos não apenas a ter uma atuação segura na Portos do Paraná, mas também na vida pessoal. “As pessoas terão um embasamento sobre o que são dados pessoais e como eles devem ser tratados na empresa e fora dela. A Hackers Rangers vai apresentar essas informações de uma maneira fácil de ser administrada”, explica.

A ferramenta de treinamento faz parte da preocupação da Portos do Paraná em manter seus funcionários em constante desenvolvimento. “Acaba sendo uma forma de as pessoas terem acesso a temas referentes à segurança de dados de uma forma dinâmica. Nesse contexto, a plataforma vai ajudar no desenvolvimento do nosso pessoal e vai suprir a necessidade de treinamento em temas como LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), segurança de dados, entre outros”, destaca Henrique Pires, coordenador de Desenvolvimento de Pessoal.

GALERIA DE IMAGENS