Portos do Paraná apresenta avanços em soluções digitais em evento internacional

Congresso realizado pela Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA) é o principal do setor na América Latina. Empresas paranaenses aproveitam a feira para atrair novos negócios e fechar parcerias com instituições.
Publicação
30/11/2022 - 12:30

Confira o áudio desta notícia

Os portos paranaenses apresentaram cases de sucesso e projetos futuros para a transformação digital no 30º Congresso Latino-Americano de Portos, em Santos (SP). O evento realizado pela Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA) é um dos principais da área portuária no cenário mundial.

Nesta quarta-feira (30), o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, debateu com representantes de diversos países e empresas da América Latina no painel “Transporte Marítimo 2030: contagem regressiva para a divisão digital”.

“Os portos do Paraná são exemplos com soluções digitais adotadas há mais de uma década, como o sistema carga online de agendamento de caminhões. Hoje, trabalhamos para colocar em prática a implantação de um projeto inovador no Brasil, que é o Port Community System (PCS), reunindo diversos atores que atuam na cadeia logística”, destacou.

De acordo com Garcia, o AAPA Latino permite a troca de experiências com outros portos sobre digitalização de processos e cibersegurança. “Todos estão em busca de novas soluções para o setor. É o momento de descobrir em que os portos do Paraná estão avançados, de compartilhar cases e também de aprender com outros portos”, afirmou.

Empresas do setor portuário paranaense aproveitam a feira para atrair novos negócios e fechar parcerias com instituições da América Latina. O diretor-comercial da Marcon, Patrick Tavares, ressalta a importância do evento para prospectar novos clientes. “A ideia é mostrar para os participantes da feira as possibilidades futuras de cargas com operações pelo Porto de Paranaguá. A autoridade portuária possibilita para o mercado vários tipos de operação que muitas vezes as empresas não sabem e acabam indo para outros países da América Latina”, justificou.

O gerente de Marketing e Logística do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), Mateus Campagnaro, destaca a integração com a comunidade portuária da América Latina. “É um grande evento para benchmarketing, aprendizado, melhores práticas, networking”, afirmou. “É a possibilidade de mostrar Paranaguá para o mundo e uma oportunidade muito interessante para fechar negócios”.

CONGRESSO – O evento promovido pela Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA), da qual a Portos do Paraná é membro, acontece de 28 a 30 de novembro, em Santos (SP), com mais de 600 líderes portuários, de 35 países.

As oportunidades e prospecção de novos negócios são realizadas em uma feira exclusiva, com estande da Portos do Paraná em parceria com outros portos brasileiros, além de visita técnica ao porto-sede e networking com representantes de todas as regiões da América Latina.

GALERIA DE IMAGENS