Brigada de Emergência da Portos do Paraná recebe treinamento de nível avançado

Os brigadistas passaram por aulas teóricas, simulações e colocaram em prática o aprendizado para combater o fogo usando todo o equipamento de proteção individual adequado para a função.
Publicação
22/11/2022 - 17:00

Confira o áudio desta notícia

A Portos do Paraná finalizou nesta semana um treinamento com guardas portuários que integram a Brigada de Emergência. Foram 40 horas de trabalho no módulo avançado, envolvendo reciclagem e aprendizado para aprimorar o atendimento em possíveis ocorrências no Porto de Paranaguá.

Os brigadistas passaram por aulas teóricas, simulações e colocaram em prática o aprendizado para combater o fogo usando todo o equipamento de proteção individual adequado para a função.

O treinamento reúne primeiros socorros, comando de emergência, emergências químicas, combate e prevenção a incêndios, entre outras ações que englobam os deveres da brigada de nível avançado. A parte teórica do curso aconteceu no centro de capacitação da Portos do Paraná e o treinamento prático, no campo de treinamento da Transpetro.

“A brigada é de suma importância para o porto porque eles são os nossos guardiões, eles estão nos turnos 24 horas por dia. Todos da Unidade Administrativa de Segurança Portuária (UASP) já têm treinamento e nesta semana tivemos a oportunidade de aprimorar, trazer à tona os conceitos e práticas que são importantes”, destaca o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho, José Sbravatti.

“Aqui o brigadista consegue sentir o calor e as dificuldades impostas pelo fogo e assim aplicar na prática as lições aprendidas em sala de aula, tanto no tanque Maracanã, como no labirinto, onde é necessário estudar o comportamento do fogo para fazer sua extinção”, salienta o assessor especial da diretora de Meio Ambiente, Felipe Zacharias.

Responsável pelo treinamento, o bombeiro Vagner Taborda destaca a importância da equipe enfrentar situações reais. “Serve para que o profissional possa prevenir acidentes não só dentro de suas atividades laborais, dentro do seu trabalho, mas, principalmente, é uma bagagem que ele leva para sua vida, aplicando dentro de sua casa, onde geralmente estão as pessoas com que mais nos preocupamos, mais amamos”, conta.

Almo Luís do Carmo Andrioli, inspetor da Guarda Portuária há 35 anos, explica que a unidade atua na linha de frente em qualquer situação. “Esse treinamento é ideal para que a gente se mantenha sempre atualizado e em forma, até para mim, um veterano e 62 anos”, salienta.

Thiago Matozo, coordenador da UASP, destaca a formação dos profissionais. “Essa é uma segunda turma de brigadistas que se forma. Eles vêm a complementar nossa equipe de Brigada”, acrescenta.

GALERIA DE IMAGENS