Porto de Paranaguá abre temporada de visitação ao cais público

No ano passado, mais de 2,8 mil universitários e profissionais dos mais diversos setores da sociedade passaram pelos palácios Taguaré e Dom Pedro II e também por todo o cais para ver de perto o funcionamento das operações.
Publicação
21/02/2024 - 17:30

Confira o áudio desta notícia

A Portos do Paraná abriu nesta semana a temporada 2024 de visitas guiadas ao Porto de Paranaguá. Referência no Brasil, a empresa pública é requisitada por estudantes e pesquisadores para mostrar a movimentação de cargas. No ano passado, mais de 2,8 mil universitários e profissionais dos mais diversos setores da sociedade passaram pelos palácios Taguaré e Dom Pedro II e também por todo o cais para ver de perto o funcionamento das operações.

“Abrir o Porto de Paranaguá para a comunidade é um compromisso. É muito importante que estudantes e profissionais conheçam de perto o nosso trabalho”, destacou o diretor de Desenvolvimento Empresarial, André Pioli. “Todos querem ver de perto os navios, como são feitos o carregamento e o descarregamento e também como está sendo realizada a temporada de navios de cruzeiro”.

Toda a visitação é gratuita, ocorre de segunda a sexta, entre 9h e 16h, mas precisa ser agendada com antecedência. Na visita não é permitido o uso de chinelos, sapatos de salto alto, shorts e minissaias. Sandálias são permitidas apenas se bem fixadas aos calcanhares, sem saltos e com sola de borracha e também não é permitido descer do veículo em nenhuma área.

“Atendemos a todos os pedidos conforme a nossa disponibilidade, mas as visitas precisam ser confirmadas com antecedência. O giro dura entre 40 e 60 minutos e sempre tem um funcionário nosso para guiar e responder as perguntas dos visitantes”, lembrou a assessora da Diretoria Empresarial, Maria Helena Almeida. “Se forem grupos grandes será necessária uma condução coletiva própria como ônibus, micro-ônibus ou van”.

Um grupo de 39 estudantes alemães visitou o Porto de Paranaguá na terça-feira (20). Eles estudam na Universidade de Nuertingen Geislingen, no curso de Ciências Agrárias, e incluíram a visita no roteiro de uma viagem internacional de estudos. "O Brasil é um dos mais importantes produtores agrícolas do mundo, em escala global, e muito importante para o comércio internacional. Esta foi a razão para visitarmos o Porto de Paranaguá", disse o professor Heinrich Schuele.

Mais informações sobre a visitação e o formulário de pedidos podem ser encontrados neste site.

GALERIA DE IMAGENS