ESG e sustentabilidade serão os focos da Portos do Paraná na 28ª Intermodal, em São Paulo

Em 2023, a empresa pública investiu R$ 29,6 milhões em programas sociais, ambientais e obras. Além dos projetos locais, a Portos do Paraná também incentiva as ações sustentáveis, como é o caso dos chamados “navios verdes”, que desde fevereiro deste ano têm prioridade na atracação.
Publicação
19/02/2024 - 12:00

Confira o áudio desta notícia

A Portos do Paraná participará do maior evento do setor logístico da América Latina, a 28ª edição da Intermodal South America - Feira Internacional de Logística, Transporte de Cargas e Comércio Exterior, em São Paulo. No evento, que acontece de 5 e 7 de março, a empresa pública buscará novos negócios e parcerias, além de apresentar seus principais projetos com foco em sustentabilidade e ESG (Environmental Social and Governance).

A Portos do Paraná vai marcar presença em um estande de 240 metros quadrados compartilhado com as 25 empresas da comunidade portuária paranaense.

A busca por uma agenda sustentável inclui ações no próprio estande da Portos do Paraná. Neste ano, a empresa reduziu as oito lonas impressas por apenas uma lona e painéis de LED. A alimentação no local é servida apenas em louças: os visitantes não utilizam copos, pratos ou talheres descartáveis. O paisagismo é criado com plantas naturais, em invés de plantas de plástico, e o ticket em papel entregue na chapelaria foi substituído por guarda-volumes com cadeado e chave.

Em 2023, a empresa pública investiu R$ 29,6 milhões em programas sociais, ambientais e obras. Além dos projetos locais, a Portos do Paraná também incentiva as ações sustentáveis, como é o caso dos chamados “navios verdes”, que desde fevereiro deste ano têm prioridade na atracação.

A nova medida do regulamento de Programações, Operações e Atracações de Navios beneficia as embarcações com estruturas de matriz energéticas focadas na redução de emissões de gases do efeito estufa.

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, reforçou a importância de apoiar ações sustentáveis no setor. “O principal foco deste ano na Intermodal é compartilhar os nossos projetos ESG e de sustentabilidade, para que sirvam de modelo para outras empresas portuárias. A Portos do Paraná está na vanguarda do setor e nossa meta é liderar também as questões relacionadas à sustentabilidade e processos ambientais no Brasil”, complementa.

Atualmente, a Portos do Paraná é a única empresa pública portuária do mundo a ser convidada para o evento anual realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas – a Conferência das Partes (COP). O Porto de Paranaguá também é o único com a certificação Ecoports, referência internacional na área da gestão ambiental portuária.

Além disso, assinou uma parceria com o Porto de Rotterdam, na Holanda, para estabelecer o desenvolvimento de energias renováveis nos portos de Paranaguá e Antonina.

EMPRESAS PARCEIRAS – Ao todo, 25 empresas estarão presentes no estande da Portos do Paraná durante a 28ª edição da Intermodal. São elas: Agrária, Ascensus, Abeph, Bunge, Cargill, Cattalini, Centro Sul, Coamo, Cotriguaçu, Fertipar, Fortepar, Fospar, Harbor, Interalli, Klabin, LDC, Liquipar, Multitrans, Pasa, PPF, Quadra, Rocha, Sulmare, Terin e Tibagi.

FEIRA – A Feira Internacional de Logística, Transporte de Cargas e Comércio Exterior conta com quatro pavilhões para mais de 500 marcas participantes, nacionais e internacionais, e cerca de 100 palestrantes. No evento também ocorrerá a 2ª Interlog Summit, que reunirá dois congressos simultâneos: a 27 ª Conferência Nacional De Logística (CNL) e o Congresso Intermodal South America. A expectativa é de receber mais de 43 mil visitantes.

GALERIA DE IMAGENS