Policiais penais ministram aulas para futuros guardas municipais de São José dos Pinhais

Os policiais do SOE lecionaram para dez alunos do curso, que acabou na última semana de outubro. Os policiais do Setor de Operações Especiais foram responsáveis por dois módulos: princípios básicos de imobilização e intervenção prisional.
09/11/2022 - 15:20

Servidores da Polícia Penal, representada pelo Setor de Operações Especiais (SOE), deram aulas operacionais no curso de formação de Rondas Ostensivas Municipais (ROMU) da Guarda Municipal de São José dos Pinhais (RMC). Os policiais do SOE lecionaram para dez alunos do curso, que acabou na última semana de outubro.

Os policiais do SOE foram responsáveis por dois módulos. No primeiro deles, ocorreram demonstrações dos princípios básicos da utilização de algemas, com evolução para imobilização não cooperativa, uso e aplicabilidade de quedas, e conduções e imobilizações táticas.

No segundo, foram apresentados os conceitos básicos de intervenção prisional, com demonstrações e execução de exercícios práticos de tomada de pátio e galeria, progressão em linha e em coluna, extração de pessoas privadas de liberdade (PPL), verbalização, contenção e saída da equipe operacional de ambientes prisionais.

A parceria entre a Polícia Penal e a Guarda Municipal de São José dos Pinhais visa difundir e aprimorar as práticas já utilizadas no sistema penal, de forma a alinhar as ações das forças de segurança que atuam em nível estadual e municipal.

“Esse tipo de interação tende a crescer entre as forças de segurança no nosso Estado. A troca de informações e experiências é boa para quem está participando do curso como aluno e também para quem ministra, porque a vivência cotidiana é diferente, e conhecer novas realidades aumentam o repertório”, disse o chefe da Divisão de Operações de Segurança (DOS) da Polícia Penal do Paraná, Sidnei de Souza Geraldino.

As aulas foram ministradas na base do SOE e no Centro de Treinamento Tático (CTT), localizados no Complexo Penal de Piraquara. Os orientadores foram os policiais penais Rafael Pereira, que é instrutor de imobilização e algemamento, e Maicon Moraes e Daniel Carvalho, instrutores de intervenção e imobilização. O coordenador do curso e chefe da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, Alfredo Martins, também participou da integração.