Policiais penais do Estado treinam 105 guardas patrimoniais de Cascavel

04/05/2023 - 13:40

Instrutores da Polícia Penal do Paraná (PPPR), em Cascavel, no Oeste do Estado, estão capacitando 105 agentes da Guarda Civil Patrimonial do município que atuam na vigilância em prédios públicos. As aulas são sobre técnicas do uso de bastões e algemas. Além das noções teóricas e do conhecimento da lei para a aplicação das técnicas, o curso envolve também atividades práticas.

O treinamento é feito na quadra esportiva da Sede Regional da Polícia Penal. São quatro horas para cada disciplina e o grupo foi dividido em quatro turmas. Duas receberam a capacitação no final do mês de abril e as outras duas participam das aulas nesta quinta e sexta-feira (04 e 05). O curso ocorre de forma voluntária.

O coordenador regional da PPPR em Cascavel, Thiago Correia, explica que a integração entre as instituições que operam na segurança pública é importante. “São ações necessárias que permitem não só ampliar o conhecimento, mas o aperfeiçoamento de técnicas e o treinamento conjunto para uma ação futura entre as forças de segurança”, afirma.

O policial penal e instrutor Elton Paulo Estevão da Silva explica que se trata de uma reciclagem de técnicas e aprendizados que em algum momento os Guardas Patrimoniais já tiveram ao longo da formação. Porém, as técnicas acabam evoluindo com o passar dos anos. "Apresentamos no curso técnicas desde a primeira abordagem, verbalização e até situações que podem evoluir para a luta corporal ou que ele tenha que intervir de uma forma mais contundente para desarmar ou conter uma injusta agressão”, explica.

Para o diretor de Proteção à Comunidade da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Alexandre Henrique dos Santos, além da troca de experiências a integração das forças representa avanços na valorização dos servidores. “São instrutores de rico gabarito e que realizaram uma reciclagem com nossas equipes. Para nós é gratificante, pois quando nossas equipes da Guarda Civil Patrimonial estão em contato com outras instituições, percebemos que todos ganham", afirma.