Com operação nas estradas, Estado garantiu transporte seguro da safra e atendeu motoristas

As ações executadas em todo o Paraná começaram em março e garantiram tranquilidade no escoamento da safra. A produção da safra 2022/2023 no Paraná pode atingir 47,12 milhões de toneladas em uma área de 10,84 milhões de hectares.
04/05/2023 - 10:20

O Governo do Estado divulgou nesta quinta-feira (4) o balanço final da Operação Safra Segura, que teve como objetivo melhorar as condições de trabalho e saúde dos caminhoneiros, além da segurança nas rodovias, com orientações e fiscalizações aos condutores dos veículos de carga.

As ações executadas em todo o Paraná e foram coordenadas pela Secretaria da Segurança Pública (Sesp). Atuaram em conjunto as polícias Civil, Militar, Penal e Científica, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado da Saúde, Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento de Trânsito do Paraná, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

A Coordenadoria de Operações Integradas de Segurança Pública (COISP) comandou as ações que ocorreram entre março e abril deste ano, justamente no período mais intenso do escoamento da safra de soja, totalizando 29 dias de atuação, com média de 60 integrantes dos diversos órgãos e instituições empregados diariamente em doze pontos estratégicos em todo o Estado.

“Acredito que a operação teve uma visão acolhedora, de aproximação e de apoio a esse importante segmento em razão do transporte da safra. A integração das forças e das demais instituições foram de extrema importância para que obtivessem bons resultados e segurança nas estradas”, destacou o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

Na área de fiscalização, o DER-PR contou diariamente com quatro agentes e funcionários terceirizados abrangendo operações de pesagem por balança na PR-160 e fiscalização por nota fiscal na PR-182. Foram 394 veículos fiscalizados sem excesso e 41 autuados por excesso de peso, gerando um total de R$ 96.554,45 em multas e notificações. As ações da Polícia Militar e do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) resultaram em vistoria de 4.163 veículos e 924 infrações.

A PRF estimou uma queda de 8% do total de acidentes nas estradas federais do Estado do Paraná nesse período, em comparação com o ano passado (de 1.211 para 1.114). O órgão fiscalizou 3.598 veículos com abordagem e aproximadamente 594 Certificados de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico foram recolhidos virtualmente. Já a Adapar fez a fiscalização sanitária e fitossanitária, resultando em 661 atividades executadas ao longo do período, o que ajuda a garantir a qualidade da produção agrícola paranaense.

“O objetivo principal era a prevenção de acidentes, orientação e apoio aos motoristas e isso foi uma ação muito efetiva, de sucesso. O apoio de todas as instituições participantes resultou em ações positivas, além da redução de acidentes de trânsito, com e sem vítimas”, explicou o chefe da Coordenação de Operações Integradas de Segurança Pública (COISP), coronel Saulo de Tarso Sanson Silva.

ORIENTAÇÕES – Durante toda a operação, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) fez mais de 600 atendimentos em 22 ações promovidas pela saúde, que envolveram a 1ª RS de Paranaguá, 2ª RS Metropolitana, 5ª RS de Guarapuava, 10ª RS de Cascavel, 14ª RS de Paranavaí, 15ª RS de Maringá, 17ª RS de Londrina, 19ª RS de Jacarezinho, 20ª RS de Toledo e 21ª RS de Telêmaco Borba.

Além da distribuição de preservativos e materiais educativos, foram aplicadas 437 doses de vacinas (Covid-19, dupla adulto, tríplice viral, febre amarela, hepatite B e influenza) e 400 testes rápidos e 785 de glicemia e de verificação de pressão arterial.

“A rotina de trabalho dos caminhoneiros muitas vezes se torna uma barreira para o acesso aos serviços de saúde. Por esse motivo, ações como esta, desenvolvidas pela Operação Safra, são extremamente positivas para manter em dia a saúde desses trabalhadores que desempenham um papel fundamental para todo o Estado do Paraná”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Ainda como parte da operação, o Corpo de Bombeiros atuou em apoio com a Secretaria da Saúde com emprego de bombeiros militares e ambulâncias em determinados pontos, com postos de comando para atendimento e acolhimento dos motoristas.

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) ajudou com educação para os motoristas e acompanhamento da situação da saúde deles. "Foi bastante oportuno para o departamento, pois trouxe informações no nosso processo de avaliação dos motoristas”, disse Adriano Furtado, diretor-geral do órgão.

SAFRA – A produção da safra 2022/2023 no Paraná pode atingir 47,12 milhões de toneladas em uma área de 10,84 milhões de hectares, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). A produção de soja será recorde: espera-se que sejam produzidas 22,37 milhões de toneladas em 5,76 milhões de hectares. A área já está 99% colhida.