Polícia Militar lança Operação Natal e reforça segurança em todo o Paraná

Operação que segue até 24 de dezembro ocorre por conta do incremento na economia pelo pagamento do 13º salário e a expansão do horário de funcionamento das lojas, que aumentam o fluxo de pessoas nas ruas.
Publicação
05/12/2022 - 11:50

Confira o áudio desta notícia

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) lançou nesta segunda-feira (5) a Operação Natal, que funcionará durante o mês de dezembro nos 399 municípios paranaenses. Em Curitiba, a ação foi lançada na Praça Rui Barbosa, no centro da cidade, com a presença de mais de 100 policiais militares.

A operação foi desenvolvida por conta da chegada do período de festas de fim de ano, do incremento na economia pelo pagamento do 13º salário e a expansão do horário comercial das lojas, que aumentam o fluxo de pessoas em shoppings, feiras e demais locais de comércio. 

Serão intensificados o policiamento ostensivo preventivo fardado, a pé, motorizado e montado, realizados pelas modalidades de patrulhamento, permanência e diligência. As ações serão nas áreas centrais e nos eixos comerciais das cidades, visando prevenir e coibir a prática de crimes, principalmente relacionados a contravenções contra a pessoa e o patrimônio.

“Sabemos que é um período em que as pessoas circulam por mais tempo e, por este motivo, é imprescindível a atuação dos policiais militares para coibir, principalmente, os crimes de furto e roubo”, disse o comandante-geral da PMPR, coronel Hudson Leôncio Teixeira.

A PMPR vai utilizar o efetivo operacional e administrativo das unidades subordinadas aos Comandos Regionais de Polícia Militar, Comando de Policiamento Especializado, Comando de Missões Especiais e órgãos de Direção e Apoio para garantir a segurança e tranquilidade à população no período de compras e festas natalinas.

Além disso, o policiamento de trânsito será intensificado em todo o Paraná através de bloqueios e blitz nas principais vias de acesso das cidades, nas proximidades dos centros comerciais em horários de maior incidência de delitos, conforme demonstram levantamentos e planejamentos prévios.

A operação irá colaborar, também, para que a PMPR faça buscas, apreensões, capturas de foragidos, prisões em flagrante ou de indivíduos que estejam com mandados de prisão expedidos pela Justiça.

“A ação vai acontecer até 24 de dezembro, todos os dias, até as 23 horas, de forma a garantir que as pessoas, os turistas e os comerciantes tenham mais tranquilidade na hora de transitar e fazerem suas compras”, disse o subcomandante-geral da PMPR, coronel Carlos Eduardo Cidreira.

GALERIA DE IMAGENS