Polícia Militar ajuda população de Guaraqueçaba a se recuperar dos alagamentos

O fim de semana foi de muito trabalho para os policiais militares que atuam na cidade pelo Verão Paraná – Viva a Vida, os quais estiveram nas ruas auxiliando a população junto aos integrantes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Municipal.
31/01/2022 - 17:00

A Polícia Militar está ajudando os moradores de Guaraqueçaba, no Litoral, vítimas das chuvas dos últimos dias que causaram alagamentos e afetaram dezenas de famílias da cidade. No domingo (30), os policiais militares atuantes no Verão Paraná – Viva a Vida 2021/2022 ajudaram a Defesa Civil Municipal no transporte das pessoas isoladas para locais mais seguros e cederam os colchões do Destacamento da PM para quem necessitava. Nesta segunda-feira (31), houve uma reunião para tratar das próximas ações.

O comandante-geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, se reuniu com a prefeita Lilian Ramos Narloch, juntamente com o subcomandante-geral da PM, coronel Rui Noé Barroso Torres, o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Luiz Renato Rodrigues Júnior, e o comandante do 8º Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Wagner Ogaki Malacrida.

“O objetivo da reunião foi organizar as operações a partir de agora. A PM e a Defesa Civil já estão apoiando o município desde o primeiro momento em que houve a necessidade de um emprego emergencial e, agora, estamos organizando as ações para restabelecer o acesso às vilas e também à Ilha da região”, explicou Hudson.

O fim de semana foi de muito trabalho para os policiais militares que atuam na cidade pelo Verão Paraná – Viva a Vida 2021/2022, os quais estiveram nas ruas junto aos integrantes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Municipal. Os colchões dos próprios policiais foram cedidos aos moradores que perderam pertences e móveis com os alagamentos.

Como o volume da água baixou, o trabalho agora é voltado à análise do terreno para mapear pontos de risco de deslizamentos de terra. “Como a fase mais aguda dos eventos já aconteceu, nós temos riscos em relação à massa e deslizamentos. Nosso trabalho agora será com o apoio no diagnóstico de riscos em conjunto com um geólogo do Estado, destacado para fazer uma avaliação da situação”, disse o tenente-coronel Malacrida.

O comandante do 9º BPM explicou que a reunião tratou também sobre as próximas ações em que a Polícia Militar vai apoiar o município. A principal delas será na liberação do acesso à cidade pela via terrestre, prejudicada pelas chuvas, a fim de permitir o deslocamento dos moradores. Segundo ele, o apoio da PM tem sido essencial para ajudar a população.

“Não tivemos vítimas fatais registradas e o que nos resta é dar apoio na recuperação das áreas degradadas pelas chuvas para que possamos garantir a volta da normalidade da atividade da cidade”, disse o tenente-coronel Luiz Renato.

AGRADECIMENTO – A prefeita agradeceu pessoalmente os integrantes da PM e do Corpo de Bombeiros pela dedicação dos policiais militares que atuam na cidade durante as fortes chuvas. “Os policiais estiveram conosco, percorrendo as ruas, dando apoio até com bens materiais do Destacamento para auxiliar as famílias. Agradeço imensamente porque foram fundamentais para que a gente pudesse atender todas as pessoas que aguardavam socorro”, afirmou Lilian Narloch.

Segundo a prefeita, a presença da corporação na cidade demonstra o cuidado do Governo do Estado com o bem-estar da população. “O Governo do Estado, por meio da PM, se colocou à disposição e conversou com nossos integrantes da Defesa Civil Municipal para verificar in loco o que aconteceu e ajudar a sanar essa problemática. A atuação da PM nos alegra porque demonstra que podemos contar com ela”, disse.