Plataforma do Paraná supera mil agentes cadastrados e ajuda a conectar ecossistema de inovação

Já são 437 startups, 18 parques tecnológicos, 208 universidades e faculdades, 44 aceleradoras, 56 incubadoras, 27 investidores de fundo, 20 representantes de ecossistema regional, 109 representantes municipais, 103 coworking, além de 26 iniciativas próprias do Governo.
11/10/2022 - 14:00

Lançado em junho de 2022, o InovaHub Paraná, plataforma de acessos aos ecossistemas de inovação do Estado, alcançou neste mês de outubro mais de mil agentes de inovação cadastrados. Coordenada pela Superintendência Geral de Inovação (SGI), ligada à Casa Civil do governo estadual, a plataforma visa promover a inovação como um dos pilares para o desenvolvimento social e econômico do Estado e colocou o Paraná como referência nacional nesta área.

O espaço disponibiliza, em um só ambiente, todas as iniciativas do Governo do Estado relacionadas à inovação, além de divulgar eventos e projetos do ecossistema paranaense. Os hubs de inovação conectam, em ambientes físicos ou virtuais, startups, investidores, universidades, aceleradoras, incubadoras.

É o canal de conexões do Governo do Estado para fomentar os diversos ecossistemas regionais de inovação. Atualmente são 437 startups, 18 parques tecnológicos, 208 universidades e faculdades, 44 aceleradoras, 56 incubadoras, 27 investidores de fundo, 20 representantes de ecossistema regional, 109 representantes municipais, 103 coworking, além de 26 iniciativas próprias do Governo do Estado, inscritas e disponíveis para consulta.

“O Paraná está fazendo a lição de casa. Estamos modernizando a máquina pública para ser um instrumento de suporte e de indução do desenvolvimento socioeconômico do Estado”, afirma o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega.

Ele destaca, ainda, que o projeto corrobora com a estratégia de planejar o Estado para as próximas duas décadas. Segundo Ortega, o grande desafio é planejar os próximos passos levando em conta os avanços na tecnologia, ao mesmo tempo em que é necessário resolver problemas herdados de anos anteriores. “Fomos atrás de metodologias que deram certo em outras partes do mundo para aplicar no Paraná”, explica.

POTÊNCIA – O InovaHub Paraná permite que empresas possam apoiar a implementação de habitats e territórios que potencializem as vocações inovadoras. No projeto, é possível mapear e conectar os principais ativos que compõe o ecossistema de inovação paranaense.

Para o superintendente de Inovação, André Telles, o InovaHub Paraná tem como objetivo desenvolver uma conexão entre Governo, academia e mercado, as hélices do processo de inovação. “O Paraná tem investido muito nesta área e o InovaHub é uma plataforma que corrobora com essa missão de conectar iniciativas que apoiam os ecossistemas de inovação no Estado, com iniciativas governamentais, como de empresas estatais, facilitando e permitindo o acesso às ações, projetos e iniciativas na área”, afirma.

Ele favorece o reconhecimento de cada um dos atores regionais, proporcionando uma colaboração entre os atores fazendo a inovação fluir mais rapidamente nas regiões. “Estamos realizando diversas conexões com os secretários municipais das áreas de inovação, tecnologia e desenvolvimento econômico para auxiliar em processos que fortaleçam cada um dos seus ecossistemas e o InovaHub Paraná tem sido o grande guarda-chuva destas ações.”, explica o superintendente.

MAPA – No portal www.inovahub.pr.gov.br  é possível acessar o mapa do Estado dividido em seis regiões, com o levantamento das principais startups e quem compõem cada uma delas. A plataforma disponibiliza também o mapeamento dos demais agentes de inovação como incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos e investidores da área.

5.0 – Em novembro, o InovaHub Paraná estará com um stand no evento Desenvolve Paraná - Governo 5.0, em Foz de Iguaçu, por meio da Superintendência Geral de Inovação - SGI. O evento é promovido pela Associação de Municípios do Paraná (AMP) e reunirá autoridades municipais, estaduais, federais e representantes do setor privado.