Mais regiões se mobilizam para criação de rotas estratégicas de ciência, tecnologia e inovação

O encontro do Sudoeste contou com a participação de representantes dos setores empresarial, acadêmico e governamental, além da sociedade civil. Ao longo deste mês, serão realizados também os Painéis Rotas Estratégicas CT&I 2040 – Ecossistema Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação Norte Pioneiro (11), Noroeste (14), Centro-Sul (19) e Campos Gerais (20).
07/10/2022 - 11:30

A abertura da segunda rodada da mobilização para a criação de rotas estratégicas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) aconteceu nesta quinta-feira (06), envolvendo mais de 70 atores da região Sudoeste. O encontro online contou com a participação de representantes dos setores empresarial, acadêmico e governamental, além da sociedade civil organizada, para a construção coletiva de rotas estratégicas regionais no Paraná.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), sendo conduzida metodologicamente pela Fundação Araucária e pelo Observatório Sistema Fiep.

Ao longo deste mês, serão realizados também os Painéis Rotas Estratégicas CT&I 2040 – Ecossistema Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação Norte Pioneiro (11), Noroeste (14), Centro-Sul (19) e Campos Gerais (20). Os eventos acontecem sempre das 8h30 às 12 horas e são transmitidos pelo canal da Fundação Araucária no YouTube.

Além de apresentar o projeto, os eventos pretendem mobilizar os participantes em dinâmicas interativas, com o intuito de levantar dados e reflexões estratégicas sobre cada um dos Ecossistemas Regionais de CT&I.

Segundo o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Seti, Luiz Márcio Spinosa, por meio da iniciativa será possível potencializar a atuação do sistema para o desenvolvimento do Paraná. “Procuramos, por meio do Rotas 2040, mobilizar todo o capital intelectual do nosso Sistema de CT&I em prol do desenvolvimento socioeconômico do Paraná. Sentimos a necessidade de olhar para um cenário até 2040, com mais assertividade, o papel da CT&I para o crescimento do Estado, com rotas de fomento e atuação deste sistema para os próximos anos”, explica.

Com o intuito de traçar caminhos para transformação estrutural do Estado do Paraná, as Rotas Estratégicas CT&I 2040 vêm sendo construídas por meio de dois pilares: inteligência coletiva, contando com a participação de diversos stakeholders paranaenses; e especialização inteligente, procurando gerar novas especialidades regionais por meio da descoberta de domínios de oportunidade.

O superintendente-geral de Inovação (SGI), André Telles, destacou a importância do movimento na região Sudoeste, que se destaca em todo o Paraná em relação à CT&I. “O Estado tem sido referência em inovação no cenário nacional e isso faz com que todos os líderes das pastas de Governo também busquem melhorias nesta área, visando melhorar o que já existe e criar novas formas de levar qualidade de vida ao cidadão. Estas discussões são muito importantes para termos este mapeamento de que rumo vamos tomar em termos de iniciativas para a evolução em CT&I”, afirma.

O assessor técnico da Seti, Paulo Schmidt, ressaltou o papel fundamental das universidades estaduais para o avanço da ciência, tecnologia e inovação no Paraná. “As universidades, cada vez mais, se voltam ao desenvolvimento das diversas regiões do Estado tendo a inovação como principal motor deste processo. Respondem com a formação de pessoas, fundamental neste desafio de desenvolvimento. O Rotas é uma oportunidade de olharmos as demandas e iniciativas regionais, segundo uma ótica de apoio e fazendo com que estas demandas possam ser um motor do processo de inovação”, salienta.

Como resultado do projeto, será entregue à sociedade paranaense uma agenda convergente de ações transformadoras que buscam orientar os Ecossistemas Regionais de CT&I.

“As Rotas Estratégicas de CT&I 2040 são uma iniciativa inovadora da Fundação Araucária, sem similar no Brasil. Esse processo reflexivo de planejamento de CT&I será estruturante e ajudará a escrever uma nova história da indução do desenvolvimento socioeconômico no nosso estado”, destaca a gerente executiva do Observatório Sistema Fiep, Marília de Souza.

As inscrições para participar do Rotas 2040 ainda estão abertas por este link.