Penitenciária Marcelo Pinheiro completa 20 anos com foco na ressocialização de presos

Unidade tem 311 detentos trabalhando, sendo que 229 têm atividade em canteiros internos e 81 em canteiros externos. Além disso, mais de 90% estão inseridos em alguma atividade educacional.
Publicação
22/02/2022 - 18:55

Confira o áudio desta notícia

A  Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro, antiga Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC), completa 20 anos nesta terça-feira (22). A unidade está inserida no planejamento estratégico do Departamento de Polícia Penal (Deppen), que inclui o trabalho de custódia e segurança dos presos e, principalmente, ações e projetos por meio de trabalho e educação, promovendo a ressocialização.

Para o diretor regional do Deppen de Cascavel, Thiago Correa, a Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro é destaque nas atividades de ressocialização. “Trabalhamos com o objetivo de que a pessoa privada de liberdade saia do sistema prisional e não volte a delinquir. Isto só é possível nesta unidade porque temos servidores engajados e compromissados com uma causa pública, que passam por um processo de escolhas pautadas nas diretrizes do sistema prisional do Estado”, afirma.

TRABALHO E EDUCAÇÃO - A unidade de Cascavel tem atualmente 311 presos trabalhando, sendo que 229 têm atividade em canteiros internos e 81 em canteiros externos. Além disso, outro ponto de destaque da unidade é que mais de 90% dos presos estão inseridos em alguma atividade educacional. Um exemplo é a última prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2021, aplicada em janeiro deste ano. A Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro registrou 22 presos.

De acordo com Thiago Correa, o sistema prisional do Paraná está passando por uma modificação acentuada. “O processo de modernização da instituição está acontecendo e dentro desta unidade não é diferente. Uma das modificações é o foco no tratamento penal, que para o Deppen é importante, pois trabalhamos de forma diferente e na gestão em prol da ressocialização dos presos”, disse.

RECONHECIMENTO -  No dia 27 de janeiro de 2021, pelo decreto nº 6.729, a Penitenciária Industrial de Cascavel, antiga PIC, foi renomeada como Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro - Unidade de Progressão, em homenagem ao servidor que perdeu a vida enquanto trabalhava na unidade de semiaberto de Guarapuava.

Segundo o diretor-geral do Deppen, Francisco Caricati, a homenagem é uma forma solene e justa de demonstrar aos servidores do sistema penitenciário, e também à sociedade civil, que o Deppen jamais esquecerá de seus filhos institucionais. “Reconhecer perante os familiares do homenageado que a instituição busca de alguma maneira formal colocar o nome de seus ascendentes e descendentes no rol de heróis do sistema, porque sacrificaram a vida no exercício de suas atribuições, é muito significativo”, diz Caricati.

GALERIA DE IMAGENS