Casa de Custódia de São José dos Pinhais tem novo espaço para atendimento de advogados aos presos

Instalado em parceria do Deppen e a OAB Paraná, local conta com sala de espera para o advogado, além de seis parlatórios com sistema de comunicação por telefone, que garante segurança durante o atendimento.
Publicação
21/02/2022 - 17:13

Confira o áudio desta notícia

A Casa de Custódia de São dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, conta agora com um novo espaço destinado ao atendimento de advogados. Inaugurado nesta sexta-feira (18), o local é resultado de uma parceria entre o Departamento de Polícia Penal (Deppen-PR) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Paraná) e proporciona mais segurança e agilidade no exercício da advocacia. 

“Esse é um projeto inovador que estamos procurando implantar em todas as unidades prisionais do Estado e foi construído junto com a OAB, com o apoio da entidade”, explica o diretor-geral do Deppen, Francisco Caricati.  “O Deppen busca estimular o exercício da defesa, da advocacia, que é quem vai promover os direitos das pessoas privadas de liberdade”, afirma. 

“A advocacia paranaense esta honrada com a inauguração do parlatório modelo, um ambiente inovador que confere ao advogado todas as suas prerrogativas”, disse o vice-presidente da Comissão de Advocacia Criminal da OAB, Nilton Ribeiro de Souza. “Estamos aqui para agradecer a parceria.

A corregedora-geral do Deppen, Lucia Beloni, destacou o empenho da gestão da unidade que conduziu a reforma do espaço. “Estamos todos trabalhando em consonância com um único objetivo, que é garantir o atendimento da pessoa presa”, disse ela. 

ESPAÇO – O local conta com uma sala de espera para o advogado, além de seis parlatórios com sistema de comunicação por telefone, que garante segurança durante o atendimento. O acesso também é em local estratégico para que o advogado possa adentrar a unidade penal de forma mais ágil, sem necessidade de passar por procedimento de revista, já que não há contato com o preso. A sala conta ainda com computador com acesso à internet para consulta processual. As obras foram executadas com a mão de obra prisional. 

“Tínhamos uma dificuldade para realizar os atendimentos antes, pois os advogados precisavam transitar por dentro da penitenciária para chegar até o preso. Também era necessário que um policial fizesse esse acompanhamento até o local. Agora esse atendimento é realizado em uma única área, com o dobro da capacidade anterior. É um projeto que pode ser replicado em outras penitenciárias”, afirmou o diretor da Casa de Custódia, Samuel Moreira. 

O vice-diretor, Carlos Blanco, explica que a unidade penal custodia 1.100 presos e possui três pavimentosos, o que tornava a movimentação dos advogados difícil e morosa. “Com o apoio de todos, conseguimos modificar a logística da unidade penal para melhor. Os pilares do nosso projeto são celeridade, privacidade e segurança”, contou Blanco. 

PRESENÇAS - Participaram da inauguração a presidente da Comissão da Advocacia Criminal da OAB, Nicole Trauczynski Muffone; o presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais da OAB, Ygor Nasser Salah Salmen; a advogada Karla Vicenzi; o coordenador regional do Deppen, Jeferson Walkiu; o chefe de Segurança da Casa de Custódia, Anderson Roberto da Silva.

GALERIA DE IMAGENS