Pela décima vez, Curitiba conquista o título de campeão geral do Parajaps

Os jogos aconteceram entre os dias 12 e 15 de novembro, e a delegação da Capital ficou à frente de Maringá (146), Cascavel (139) e Londrina (130). A competição contou com 1.377 participantes.
17/11/2022 - 14:20

A delegação curitibana somou 200 pontos e alcançou pela décima vez o título de campeã geral na 10º edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps), que aconteceram entre os dias 12 e 15 de novembro, em Londrina, no Norte do Estado. A Capital ficou à frente de Maringá (146), Cascavel (139) e Londrina (130)

A competição contou com 1.377 participantes, entre atletas, organizadores, arbitragem e dirigentes. Este é o principal evento multimodalidade do paradesporto no Estado.

Um dos destaques foi o medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2021, Giovane Vieira, que garantiu duas medalhas de ouro para Londrina na modalidade de paracanoagem. Outro destaque foi o atleta paralímpico Edevaldo Pereira da Silva, conquistando três medalhas de ouro: uma na prova de lançamento de dardo e duas nas provas de arremesso de peso.

Neste ano foram 16 modalidades: atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, bocha paralímpica, futsal, goalball, golf 7, handebol, natação, parabadminton, paracanoagem, paraciclismo, parataekwondo, rugby em cadeira de rodas, tênis de mesa, vôlei sentado e xadrez.

O coordenador do Paradesporto, Mario Sergio Fontes, disse que a 10º edição dos jogos transcorreu da melhor forma possível. “Curitiba pela décima vez se consagra campeã, sem dúvida nenhuma um trabalho exemplar, um município que leva grande quantidade de atletas”, afirmou. “Temos perspectivas maravilhosas para 2023, até porque essas cidades novas que estão participando vão ter um crescimento no próximo ano”.

COMPETIÇÃO – O Parajaps é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte, em parceria com a Prefeitura de Londrina. A competição estreou em 2012, também na cidade de Londrina, e é similar aos Jogos Abertos do Paraná, sendo destinado a atletas adultos de alto rendimento. Junto a outras ações voltadas exclusivamente para pessoas com deficiência.

Confira AQUI os resultados completos da competição.