Alunos da rede estadual recebem prêmios por projetos científicos apresentados na FIciencias

Ao todo, foram 48 projetos premiados. Destes, 16 eram de alunos da rede estadual do Paraná. Os ganhadores do terceiro e segundo lugar de cada categoria receberam uma medalha, enquanto os primeiros colocados receberam um troféu e uma medalha.
16/11/2022 - 17:40

Estudantes da rede estadual do Paraná foram premiados com medalhas e troféus por seus projetos científicos durante a Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias), que aconteceu em Foz do Iguaçu, no Oeste. Os ganhadores do terceiro e segundo lugar de cada categoria receberam uma medalha, enquanto os primeiros colocados receberam um troféu e uma medalha.

Ao todo, foram 48 projetos premiados. Destes, 16 eram de alunos da rede estadual do Paraná. Houve prêmios para diversas categorias, incluindo Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Avanços Tecnológicos, Empreendedorismo, Criatividade e Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, entre outras.

Durante a feira, foram disponibilizados estandes para os grupos de alunos e professores orientadores montarem uma exposição de seu material. Os jovens apresentaram seus trabalhos durante o dia e foram avaliados por suas apresentações.

Mariana Villela, estudante do Colégio Estadual Newton Guimarães, Londrina (Norte), participou pela primeira vez da feira neste ano. Para ela, o evento ajudou a abrir os olhos para as oportunidades que a ciência e o estudo proporcionam a todos os estudantes.

"Eu compartilhei experiências, conheci pessoas que passaram por desafios iguais aos meus e descobri como é satisfatório expor meu trabalho para diversas pessoas, professores, pais, estudantes e crianças", afirmou a aluna, que ficou em terceiro lugar na categoria Ciências Agrárias com um projeto de embalagens sustentáveis e biodegradáveis.

Além do reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos, o evento teve como objetivo inspirar e incentivar os estudantes a se dedicarem a projetos científicos na escola. A feira também possibilitou a troca de experiências entre alunos e professores do ensino fundamental e médio das redes públicas e privadas do Paraná, Santa Catarina, Argentina e Paraguai.

"Participar de feiras científicas é de grande importância para os estudantes, pois é por meio delas que eles têm o seu primeiro contato com a busca pela divulgação dos conhecimentos científicos", ressaltou a professora e orientadora Ana Paula Gutmann, dos colégios estaduais Vicente Rijo e Newton Guimarães, em Londrina.

A professora teve três projetos premiados nas categorias de Ciências da Saúde e Ciências Agrárias.

FICIENCIAS – A feira é anual e teve inscrições abertas no primeiro semestre do ano. Puderam participar alunos das redes públicas ou privadas dos estados do Paraná e Santa Catarina (e também Argentina e do Paraguai) que estivessem cursando o 8º ou 9º ano do ensino fundamental, o ensino médio ou técnico ou a EJA (Educação de Jovens e Adultos) em níveis equivalentes. As instituições selecionadas passaram uma semana em Foz do Iguaçu, apresentando trabalhos e concorrendo aos prêmios.