Patrulha Rural 4.0 é tema de encontro da Polícia Militar com representantes da agricultura

Desde setembro do ano passado, 5.500 propriedades rurais foram visitadas e cadastradas no Programa Patrulha Rural Comunitária 4.0. Os proprietários e funcionários foram orientados com base das informações constantes na Cartilha Segurança Rural.
Publicação
01/02/2023 - 12:10

Confira o áudio desta notícia

A importância da segurança pública para o setor rural foi tema de um encontro da Policia Militar do Paraná com a Federação da Agricultura do Paraná (Faep) nesta semana. O 3º sargento Marcos Paulo Nascimento, da Coordenadoria Estadual da Patrulha Rural, apresentou à entidade a Patrulha Rural 4.0, que começou a atuar em janeiro de 2022 e reforça as ações do programa Patrulha Rural, com mais orientações e prevenção ao crime em ambiente rural, além de reforço na integração com a comunidade.

Também foi demonstrada a integração da Patrulha Rural com o App 190PR, o que significa mais uma tecnologia favorável para as pessoas que moram nas áreas de produção agrícola. “Criamos um processo para promover mais segurança e qualidade de vida para as pessoas que vivem e trabalham no campo. Essa aproximação vai resultar em frutos positivos”, ressaltou Nascimento.

Desde setembro do ano passado, 5.500 propriedades rurais foram visitadas e cadastradas no Programa Patrulha Rural Comunitária 4.0. Os proprietários e funcionários foram orientados com base das informações constantes na Cartilha Segurança Rural, que traz recomendações e formas de prevenção aos principais crimes que ocorrem no campo.

Neste início de ano, a Patrulha Rural Comunitária entregou 1,4 mil placas de identificação das propriedades cadastradas. 

Os crimes contra o patrimônio, com ênfase ao furto de gado (abigeato), estão entre os mais comuns que assolam o homem do campo. O Programa Patrulha Rural tem como finalidade desenvolver instrumentos e medidas junto à comunidade a fim de proporcionar mais segurança, reduzir indicadores de criminalidade e garantir melhoria da qualidade de vida na população das áreas rurais.

“Temos uma excelente parceria com a Faep e esse encontro com os representantes do campo reforça que estamos ao lado deles, junto com os Conselhos Comunitários de Segurança Rural, sindicatos e sociedades rurais e com a população do campo”, disse o sargento. "Esse é um programa prioritário da Polícia Militar e que terá continuidade".

GALERIA DE IMAGENS