Parceria entre Estado e Senai levará qualificação gratuita a jovens de Siqueira Campos

Município do Norte Pioneiro será o primeiro a ser beneficiado pelo projeto em 2023. Qualificação profissional é uma das prioridades da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Renda.
17/01/2023 - 08:30

O município de Siqueira Campos, no Norte Pioneiro do Paraná, será o primeiro a ser beneficiados pela parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Renda, e a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), via Senai Paraná, em 2023. O município receberá o projeto Escolas Móveis, do Senai, que oferta cursos gratuitos a jovens que buscam aperfeiçoamento de mão de obra e, consequentemente, uma vaga de emprego formal.

A Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda pretende levar o projeto móvel de qualificação profissional para o maior número possível de municípios paranaenses. Com a oportunidade de aperfeiçoamento da mão de obra, as chances de colocação no mercado de trabalho aumentam muito, principalmente para jovens que buscam o primeiro emprego.

Nos últimos anos parcerias similares aconteceram com o próprio Senai (programa Qualifica Paraná) e com a Volkswagen (Carretas do Conhecimento), levando cursos de qualificação profissional a milhares de paranaenses.

Segundo o secretário Mauro Moraes, a previsão é de que em fevereiro seja iniciado o primeiro curso de qualificação em Siqueira Campos, onde está localizada a Pro Tork, maior fabricante de motopeças da América Latina. A possibilidade de parceria com a empresa já vinha sendo tratada desde o começo do ano pelo Governo do Estado e também pelo prefeito do município, Luiz Henrique Germano.

Uma reunião foi realizada nesta segunda-feira (16) para dar celeridade ao processo de abertura do primeiro curso, que deverá acompanhar a demanda por mão de obra apresentada pela própria empresa.

"É um projeto de parceria entre o Sistema Fiep e a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Renda que tem como principal objetivo oferecer oportunidade de emprego para quem busca aperfeiçoamento profissional gratuito. Essa intermediação favorece o ingresso de jovens no mercado de trabalho, pois oferece condições de aprendizagem e encaminhamento direto para um vaga formal", destaca Mauro Moraes.

Para o prefeito, a escola móvel do Senai é um grande atrativo para jovens do município e também da região. "Haverá um encaminhamento para emprego após o curso de qualificação e isso é fundamental para gerar o interesse de uma faixa etária da população que sonha em conseguir o primeiro emprego", comenta.

ESCOLA MÓVEL – A Escola Móvel é um conceito do Sistema Fiep que leva educação profissional de qualidade para atender demandas pontuais em localidades onde não há unidade fixa. Em local predeterminado, é instalada uma estrutura de tendas e contêineres criando um ambiente de ensino flexível. Nesse ambiente, são montados os Kits Didáticos conforme a demanda da região e instaladas unidades móveis, que são adaptadas para laboratórios e oficinas com toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento das aulas teóricas e práticas.