Paranaguá recebe embarcações da Marinha neste sábado; público poderá conhecer os navios

A população terá a chance de conhecer o Navio Doca Multipropósito “Bahia” (G40), a Fragata “Liberal” (F43) e a Fragata “Defensora” (F41). O acesso será liberado pelo edifício Dom Pedro II, sede operacional do Porto de Paranaguá.
Publicação
17/01/2023 - 15:30

Confira o áudio desta notícia

O Porto de Paranaguá recebe no próximo sábado (21), das 13h às 19h, três embarcações da esquadra da Marinha do Brasil para visitação pública gratuita. A população terá a chance de conhecer o Navio Doca Multipropósito “Bahia” (G40), a Fragata “Liberal” (F43) e a Fragata “Defensora” (F41).

O acesso será liberado pelo edifício Dom Pedro II, sede operacional do Porto de Paranaguá, por ordem de chegada. É necessário apresentar documento oficial com foto e número do CPF. As crianças devem apresentar o RG.

Por questão de segurança, o acesso ao cais deve ser feito com calçados fechados e sem salto. Os visitantes devem respeitar a sinalização disposta entre o prédio e as embarcações.

As embarcações da Marinha saíram do Rio de Janeiro no último dia 16 de janeiro. A parada no porto paranaense faz parte das atividades da operação denominada Aspirantex 2023 e é organizada pela Capitania dos Portos do Paraná.

NAVIOS – De acordo com informações da Capitania dos Portos do Paraná, o navio G40 foi projetado para transportar, além das tropas, veículos e até helicópteros. A embarcação atua em grandes áreas oceânicas e na proteção de plataformas marítimas de petróleo.

Já o F-41 é o segundo navio batizado com esse nome na Marinha do Brasil. O primeiro foi a corveta “Defensora”, construída em 1828. O F-43 é o quarto navio com esse nome. As fragatas atuam como “Navios-Escolta” em patrulhas pelas águas do País.

GALERIA DE IMAGENS