Paraná terá 112 participantes nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo

Os jogos acontecerão entre os dias 21 a 26. São 14 modalidades, sendo elas: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de pc (paralisia cerebral), goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, voleibol sentado, basquete em cadeira de rodas, parabadminton, taekwondo e halterofilismo.
18/11/2022 - 14:50

Entre os dias 21 a 26, o Paraná marcará presença nas Paralimpíadas Escolares, em São Paulo, o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. Com uma delegação de 112 integrantes entre alunos-atletas, dirigentes, técnicos e staff, o Paraná busca manter o bom desempenho no que se refere ao paradesporto. A competição conta com alunos-atletas de faixa etária entre 11 e 18 anos.

A delegação do Paraná competirá em oito modalidades: atletismo, bocha, goalball, natação, tênis de mesa, basquete em cadeira de rodas, parabadminton, taekwondo.

No meio de setembro houve uma seletiva da regional sul-sudeste em São Paulo e os três primeiros colocados se classificaram automaticamente para a fase nacional. No restante das modalidades os representantes foram definidos por meio dos Jogos Escolares do Paraná.

A chefe da delegação paranaense, Margarete Ottobeli Gasperin, fala sobre a expectativa das Paralimpíadas Escolares. “Nossa meta é que tenhamos bons resultados, já que na etapa regional, que aconteceu em setembro, ficamos em terceiro lugar na modalidade de atletismo, o que fazia tempo que não acontecia”, afirma.

PARALIMPÍADAS ESCOLARES – As Paralimpíadas Escolares tiveram a sua primeira edição em 2009. Talentos do paradesporto brasileiro já passaram pelos Escolares, como os velocistas Alan Fonteles, ouro em Londres 2012; Verônica Hipólito, prata no Rio 2016; Petrúcio Ferreira, recordista mundial nos 100m (classe T47); o nadador Talisson Glock, prata no Rio 2016; o jogador de goalball Leomon Moreno, prata no Jogos de Londres e bronze no Rio 2016; a mesatenista Bruna Alexandre, bronze no Rio 2016, entre outros.