Paraná assina acordo com fundo de investimento português para fomento a startups

Memorando de entendimento com a Portugal Ventures, sociedade de investimentos em tecnologia sediada no país europeu, garante o apoio à seleção e prospecção de startups paranaenses para receber incentivos do fundo de investimento português.
Publicação
18/05/2023 - 15:30

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Paraná, por meio da Celepar e a Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), assinou nesta quinta-feira (18) um memorando de entendimento com a Portugal Ventures, sociedade de investimentos em tecnologia sediada no país europeu. A celebração do acordo de cooperação garante o apoio à seleção e prospecção de startups paranaenses para receber incentivos do fundo de investimento português.

A Portugal Ventures atua em diferentes setores, incluindo tecnologia, ciências, turismo, indústrias criativas e energia. Através de seus fundos de investimentos, a empresa busca identificar e apoiar projetos promissores, tanto em estágios iniciais quanto em estágios de crescimento.

O secretário Marcelo Rangel ressaltou que a instituição contribui para aceleração de empresas de tecnologias em toda a Europa. “Nós vamos selecionar startups do Paraná para que possam participar de processos que permitem receber investimentos da Portugal Ventures. Assim, elas podem se estabelecer e distribuir seus produtos pelo mundo. Também podemos indicar empresas portuguesas para que possam criar parcerias no Brasil, participar de incentivos e realizar investimentos”, disse.

Além de investir na startup, a Portugal Ventures também oferece suporte estratégico e dá apoio à maturação da startup. A ideia da parceria é instalar startups paranaenses em território português, facilitando a entrada de empresas no ecossistema de inovação europeu.

O presidente da Celepar, Gustavo Garbosa, afirma que as possibilidades de parcerias com o fundo podem alavancar a inovação no Paraná, além de fomentar um intercâmbio de transformação digital. “Vamos estabelecer processos e procedimentos para viabilizar parcerias com startups em Portugal. E, por outro lado, essas parcerias nos permitem conhecer empresas inovadoras portuguesas, diversificando nosso portfólio em tecnologia”, completa.

INTERCÂMBIO – O governador Carlos Massa Ratinho Junior liderou uma missão internacional para apresentar projetos e buscar acordos para diversos setores paranaenses. Na área de inovação, o Estado fechou um acordo com o Taguspark, que é o maior parque de ciência e tecnologia de Portugal, sediado em Oeiras, na região metropolitana de Lisboa, para replicar “a cidade do conhecimento” em Curitiba.

A viagem também serviu para estreitar a relação entre a inovação do Paraná e Portugal, com visitas ao Hub Creativo do Beato (HCB), espaço serve como centro de convivência para startups e grandes empresas de tecnologia de Portugal e de outros países, e à Agência Nacional de Inovação (ANI), entidade que articula as universidades e empresas para desenvolvimento de novas tecnologias.

GALERIA DE IMAGENS