Inspirado no Hub de Beato, Paraná quer consolidar novos centros de inovação empresarial

Ideia é replicar modelo semelhante ao Hub Criativo do Beato, em Lisboa, um espaço criado a partir de um antigo complexo industrial desativado e que une startups de tecnologia, investidores e áreas residenciais para empreendedores e profissionais criativos.
15/05/2023 - 17:10

A comitiva do Governo do Paraná liderada pelo governador Ratinho Junior visitou nesta segunda-feira (15) o Hub Creativo do Beato (HCB). Localizado em uma antiga área industrial desativada no centro histórico de Lisboa, o espaço serve como centro de convivência para startups e grandes empresas de tecnologia de Portugal e de outros países, além de contar com uma área residencial para empreendedores, freelancers e outros profissionais que trabalham com criatividade e inovação.

Segundo o governador, a visita ao HCB ajuda a compreender de perto uma experiência exitosa da capital portuguesa com a criação de um grande centro para a inovação tecnológica. A ideia é iniciar estudos para a implantação de um primeiro espaço destes em Curitiba, tendo em vista a vocação da capital paranaense para a inovação e tecnologia, com o Vale do Pinhão.

“Este centro que está sendo construído aqui em Lisboa é sem dúvida alguma um incentivo para que a gente possa consolidar um novo modelo de inovação no Paraná em espaços degradados e que ainda podem servir como ambientes para implementação de novas tecnologias e startups de inovação que ajudem o Estado a avançar e se desenvolver social e economicamente”, afirmou Ratinho Junior.

O governador ressaltou que investir em inovação é uma prioridade do Governo do Estado, que criou em 2019 a Superintendência de Inovação, Modernização e Transformação Digital, transformada em Secretaria de Estado no início de 2023 para fortalecer as iniciativas deste segmento em todo o Paraná. O secretário da pasta, Marcelo Rangel, acompanhou a visita.

Além disso, o poder executivo estadual regulamentou neste ano a Lei de Inovação do Paraná, que aproxima as universidades estaduais da iniciativa privada, e o Fundo de Inovação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FIME/PR), que oferece financiamentos com juro zero para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

TRANSFORMAÇÃO – Antes de ser fechado em definitivo, há mais de uma década, o espaço onde o HCB começou a ser instalado, em 2016, era sede de fábricas de farinhas, massas, pães, bolachas e outros alimentos. As obras de revitalização do local, que possui cerca de 50 mil metros quadrados, permitirão a criação de aproximadamente 3 mil novos postos de trabalho após a conclusão definitiva.

O conceito aplicado ao HCB difere de outros modelos existentes no mundo por não focar apenas em ambientes corporativos, mas agregar também equipamentos e oferta de serviços ligados ao lazer e à cultura. Não se trata, portanto, apenas de escritórios, mas de fomentar a criação de uma comunidade com espaços criativos, agregando moradias, espaços de convivência e parques.

As estruturas são abertas a toda a cidade, especialmente aos trabalhadores das empresas instaladas no local, fortalecendo-o como um polo de atração e retenção de novos talentos.

Dentro do HCB, uma das iniciativas que chamou a atenção da equipe do Paraná foi a Unicorn Factory Lisboa, incubadora de empresas criada em 2022 para facilitar o acesso de startups (empresas emergentes) e scale-ups (empresas com rápido crescimento) a investimentos, mentores, parceiros estratégicos e potenciais clientes.

Além da própria Factory, que é uma das maiores incubadoras europeias, o HCB já conta com a presença do Super Bock Group, com um espaço de promoção das indústrias criativas e a cervejaria artesanal Browers Beato; a Delta Cafés; e a Startup Lisboa, entidade gestora do espaço e a responsável pela curadoria e programação das atividades.

O modelo de desenvolvimento e sustentabilidade econômica do HCB, desenhado pela Startup Lisboa, prevê que as obras de recuperação dos edifícios sejam feita pelas próprias empresas selecionadas para utilizarem o espaço, que têm isenção de pagamento até recuperarem o dinheiro investido. O objetivo é reduzir a necessidade de investimentos públicos, ganhar agilidade na execução do projeto e ter uma adequação melhor dos espaços às necessidades dos futuros utilizadores.

Outra preocupação no projeto do Hub Creativo do Beato é o alinhado com as práticas de sustentabilidade ambiental e de preservação da identidade histórica e cultural do local. A ideia é que o HCB esteja integrado ao restante da malha urbana, estimulando a interação da comunidade com os espaços.

VISITA À CÂMARA MUNICIPAL – Durante a agenda desta segunda-feira (15), o governador Ratinho Junior também se reuniu com o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, na sede do órgão, que equivale à prefeitura da cidade. Durante o encontro, o gestor português também defendeu a importância do poder público trabalhar como um fomentador da inovação.

“Nós definimos a cidade de Lisboa como a capital da inovação na Europa e por isso criamos a ideia da Fábrica de Unicórnios. Em apenas um ano de funcionamento, conseguimos atrair empresas unicórnios de todo o mundo e que compreendem que a inovação não é apenas uma ideia, mas deve ser tratada como um processo”, declarou Moedas ao lado do governador.