Para promover desenvolvimento, Estado orienta Região Oeste na atração de investimentos

Representantes de administrações municipais de oito municípios da região lindeira ao Lago de Itaipu participaram do treinamento do Programa Invest Cidades, da Invest Paraná, agência de promoção de investimentos do Governo do Estado.
23/03/2022 - 15:50

Representantes de administrações municipais de oito municípios da região lindeira ao Lago de Itaipu, no Oeste do Estado, participaram nesta terça-feira (22) do treinamento do Programa Invest Cidades. A ação aconteceu no município de Marechal Cândido Rondon.

O programa oferece um roteiro para estruturação de um plano de atração de investimento focado nas oportunidades locais, onde os próprios municípios mostram suas qualidades e vantagens, priorizando vocações regionais ou setores que desejam desenvolver.

Para o diretor de Mercado e Novos Negócios da Invest Paraná, Gustavo Cejas, a estratégia é que os municípios elenquem seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, no intuito de conhecer seus potenciais e, a partir disso, buscar investimentos. “A Invest pode fazer o meio de campo entre o setor privado e auxiliar na construção estratégica de organização das informações de forma assertiva com a sociedade”, explicou.

O diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, lembrou o papel da agência no Estado. “A Invest Paraná cada vez mais tem o papel de ser a vitrine do Estado em busca de novos investimentos, dentro e fora dele”, destacou.

O trabalho interno é a busca de novos locais e oportunidades para os paranaenses que já possuem investimentos e procuram sua expansão. Já a atuação fora do Estado é a busca por novos investimentos, na qual os pleitos dos empresários são alinhados com a infraestrutura que o Paraná possui para abrigá-los. Uma das vocações evidenciadas na região Oeste é o turismo náutico.

Participaram da capacitação no Oeste do Estado representantes dos municípios de Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Santa Helena, Pato Bragado, Marechal Cândido Rondon, Mercedes e Guaíra.

A iniciativa integra o Programa de Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu (PGR). O encontro foi resultado da parceria do Governo do Estado, através da Invest Paraná, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

INVEST CIDADES – Gustavo Cejas destacou que a principal atuação neste programa parte dos municípios, disponibilizando informações que aumentem a visibilidade das cidades e suas potencialidades, e reduzindo o tempo de resposta e atuando com agilidade e exatidão nas informações. O assessoramento da Invest Paraná ocorre nos trâmites governamentais, na organização das oportunidades, na conexão entre os investidores e oportunidades locais e na orientação em todas as etapas do processo.