Invest Paraná assina acordo para atração de novos investimentos com uso de energia solar

Parceria com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica tem também o objetivo de criar novas oportunidades para empreendedores do setor e ampliar o acesso à energia solar para consumidores residenciais, setores produtivos, agronegócio e setor público.
Publicação
15/03/2022 - 17:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Como agência de promoção e atração de investimentos para o Estado, a Invest Paraná assinou nesta terça-feira (15) um acordo de cooperação com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). O objetivo é atrair novos investimentos, gerar mais empregos e renda, criar novas oportunidades para empreendedores do setor solar, além de ampliar o acesso a este tipo de energia para consumidores residenciais, setores produtivos, agronegócio e setor público.

A assinatura aconteceu durante o evento ABSOLAR Meeting, em Curitiba, que reuniu empresários, consultores, autoridades públicas e especialistas para uma série de debates em favor da expansão da energia solar no Paraná.

O diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, destacou um programa recém-lançado que busca por aquelas cooperativas que possuem crédito acumulado na Conta Investimento (Siscred) para promoção de fontes de energia limpa.

“O programa é direcionado para as cooperativas paranaenses que desejam investir em fontes de energia limpa e permite utilizar créditos acumulados na ‘Conta Investimento’ da Secretaria da Fazenda para a promoção de fontes de energias renováveis”, explicou Bekin.

A Invest Paraná atua como ponte entre o Governo do Estado e a iniciativa privada, auxilia no levantamento de dados, fornecimento de informações e tomada de decisões estratégicas para prospecção e atração de novos negócios.

ACORDO – A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica congrega empresas e profissionais de toda a cadeia produtiva do setor solar fotovoltaico com atuação no Brasil, tanto na área de geração distribuída quanto de geração centralizada.

Dentre as prioridades da parceria firmada entre as duas entidades, destacam-se: identificar empreendedores do setor solar interessados em investir no Estado, compartilhar informações sobre o mercado solar paranaense, avaliar tendências de negócios, aprimorar o ambiente regulatório e legal, reforçar o relacionamento entre o Estado e o setor solar, e cooperar em eventos e ações conjuntas, dentro e fora do Brasil.

Para o presidente-executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, o principal intuito é promover a divulgação de ações entre as duas partes, abrindo novas oportunidades de mercado. “Também queremos compartilhar informações de mercado aos nossos cooperados e os novos programas que o governo do Paraná tem promovido para ajudar a sustentabilidade na nossa região”, afirmou.

Ainda de acordo com ele, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Paraná a atração de mais de R$ 2,5 bilhões em investimentos, geração de mais de 13,9 mil empregos e a arrecadação de cerca de R$ 620,1 milhões aos cofres públicos.

Segundo dados da entidade, a potência instalada em telhados e pequenos terrenos no Paraná coloca o Estado na sexta posição do ranking nacional da ABSOLAR. De acordo com a entidade, o território paranaense responde por 5,2% de toda a geração própria de energia solar no País.

GALERIA DE IMAGENS