Ouvidoria Geral da Saúde do Paraná bate recorde em atendimentos e tempo de resposta

A evolução tem sido constante nos últimos anos. Em 2021 houve 78.677 manifestações, com resposta em sete dias, em média. Serviço faz a ponte entre o usuário SUS e a gestão pública. São mais de 500 ouvidores em todos os municípios do Estado.
22/04/2022 - 10:40

A Ouvidoria Geral da Saúde do Paraná bateu recorde de atendimento aos usuários do SUS em 2021, chegando a 78.677 manifestações, com resposta em sete dias, em média. A evolução tem sido constante nos últimos anos. O desempenho de 2021 representa aumento de mais de 160% em relação a 2018, que registrou 30.329 atendimentos, com um tempo médio de resposta de 38 dias; e de 110% em relação a 2019, quando houve 37.479 manifestações, com 30 dias para a resposta. Em 2020 foram 48.115 atendimentos – o tempo de resposta caiu pela metade, ficando em 15 dias.

Em 2022, do início do ano até a primeira semana de abril, a Celepar contabilizou 18.676 manifestações e cinco dias para a resposta. “Os dados apresentados mostram que a Ouvidoria da Saúde atendeu mais do que o dobro das manifestações e reduziu em cinco vezes o tempo médio de resposta”, diz o secretário de Estado da Saúde, César Neves. “Esse é um dado importantíssimo, pois por meio desta troca de informações com a população é possível aprimorar os serviços de saúde em todo Estado do Paraná”.

O serviço do Sistema Único de Saúde tem como objetivo ser a ponte entre o usuário SUS e a gestão pública da saúde. No Paraná são mais de 500 ouvidores distribuídos pelos 399 municípios. Todo cidadão usuário do SUS pode participar com elogios, sugestões, solicitações, reclamações e denúncias.

Um dos maiores destaques deste setor foi com o Centro Avançado de Informações (CAI), direcionado ao combate da desinformação e fake news sobre o novo coronavírus. A equipe reforçada por alunos bolsistas e servidores garantiu a orientação e esclarecimentos a cerca de 33.864 pessoas, somente sobre os assuntos relacionados à Covid-19.

Além dos atendimentos, a equipe da ouvidoria também garantiu agendamento de testes PCR-RT e testes rápidos para servidores estaduais.

TREINAMENTO – Durante o ano de 2021, a Ouvidoria realizou 201 capacitações para as Regionais de Saúde e unidades hospitalares, além de três encontros macrorregionais, resultando em uma troca de experiências entre os participantes na área de Ouvidoria de Saúde Pública.

Também foram promovidas capacitações nas Ouvidorias dos Consórcios Intermunicipais de Saúde – CIS, trabalhando em conjunto com o Núcleo de Descentralização do SUS.

MANIFESTAÇÕES – Todo cidadão pode registrar manifestação na Ouvidora Geral do SUS no Paraná. Para isso, pode utilizar o WhatsApp (41) 3330-4414, ligar para 0800 644 44 14 ou 155 e, ainda, acessar o site da Ouvidoria.