Com apoio do Estado, Hospital São Vicente ganha Centro de Especialidades e Quimioterapia

Espaço é voltado para o tratamento de casos oncológicos, doenças hepáticas e renais, além de consultas e procedimentos nas áreas de cardiologia e neurocirurgia. O investimento por parte da Secretaria de Estado da Saúde foi de R$ 2,3 milhões.
19/04/2022 - 16:30

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta terça-feira (19) da inauguração do Centro de Especialidades e Quimioterapia do Hospital São Vicente, em Curitiba. A reforma e ampliação do complexo médico busca melhorar as condições voltadas aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O investimento por parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) foi de R$ 2.322.902,57 e a expectativa é que haja um aumento da capacidade de atendimento entre 30% e 50%.

O novo espaço é anexo à sede do hospital, mas com entrada pela Rua Brigadeiro Franco, na região central de Curitiba. Conta com 1.660 metros quadrados e é voltado para o tratamento de casos oncológicos, doenças hepáticas e renais, além de consultas e procedimentos nas áreas de cardiologia e neurocirurgia. Com a expansão, o espaço passará de nove para 14 consultórios, além de ganhar uma sala de espera para até 240 pessoas.

Ratinho Junior destacou a importância do centro médico para a saúde dos paranaenses. “Estamos falando de um hospital que é referência em transplantes e no tratamento oncológico, estratégico para o Paraná. Lembrando que boa parte dos atendimentos é pelo SUS, ou seja, aberto para todos, para atender a universalidade da população”, afirmou.

“Ficamos felizes de poder colaborar com esse projeto tão bonito, que ajuda no processo de regionalização da saúde, de fazer com que as atividades e ações médicas estejam cada vez mais perto dos paranaenses”, acrescentou o governador.

ACORDO – O centro de especialidades está localizado em um imóvel de três andares cedido por 30 anos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O acordo, que permitiu também o financiamento do Tesouro do Estado, tem como contrapartida pelo lado do hospital garantir que a nova área seja exclusiva para atendimentos SUS.

De acordo com a administração do São Vicente, em 2021 foram realizadas 35.336 consultas, 33.089 exames e 3.049 quimioterapias com custo zero para a população, vinculados a convênios com o Ministério da Saúde.

Além dos recursos do Estado, a Prefeitura de Curitiba colaborou com aproximadamente R$ 1 milhão para a compra do mobiliário que equipou a ala.

“Assumimos o compromisso de ser 100% SUS. Em relação ao que era, poderemos duplicar a quantidade de quimioterapias oferecidas. Melhoramos e muito a qualidade do tratamento oferecido à população do Paraná e isso só foi possível graças à sensibilidade dos gestores”, destacou o diretor-presidente do Grupo Hospitalar São Vicente, Charles London. “E há ainda um ganho indireto com a relocação do espaço antigo que era destinado a esses procedimentos”.

ESTRUTURA – Projetado para oferecer um atendimento eletivo moderno e de referência via SUS, o local conta com um amplo espaço de recepção, 14 consultórios, um andar exclusivo para sessões de quimioterapia, além de um centro de estudos integrados à sala cirúrgica inteligente para proporcionar aprendizado de práticas cirúrgicas com profissionais de todo o mundo.

Além disso, de acordo com a Secretaria da Saúde, os recursos possibilitaram, ainda, a construção de um acesso próprio ao serviço ambulatorial; aumento da área de espera de pacientes ambulatoriais; aumento do número de consultórios; aproximação dos consultórios oncológicos ao serviço de quimioterapia; ampliação da área da farmácia oncológica; acréscimo no número de salas de aula e implantação de salas de estudos/biblioteca médica, sempre com foco na melhoria do serviço oferecido pelo SUS. A obra teve início em julho de 2020 e foi concluída em janeiro de 2022.

“Essa inauguração é a materialização de um sonho, do esforço da Secretaria da Saúde. Entregamos ao povo do Paraná um espaço humanizado que, por orientação do governador Ratinho Junior, terá uma amplitude regional, atendendo também os municípios metropolitanos”, comentou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

REFERÊNCIA O Grupo Hospitalar São Vicente é reconhecido pelo atendimento de alta complexidade em Oncologia, além de ser referência em transplantes renais e hepáticos, com selo de certificação da Central Estadual de Transplantes do Paraná. Atende também diversas especialidades clínicas como ginecologia, urologia e cardiologia, entre outras.

Com um corpo clínico qualificado e reconhecido pela formação de profissionais, o hospital São Vicente faz parte da rede de suporte de Curitiba, beneficiando também moradores do restante do Estado. “A estrutura física é muito importante, mas o ativo de conhecimento que existe aqui por causa dos profissionais que trabalham neste hospital é impagável. São eles que fazem a saúde de excelência do nosso Estado”, ressaltou Ratinho Junior.

PRESENÇAS Participaram da inauguração o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Sérgio Vieira; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o deputado federal Ney Leprevost; o deputado estadual Michele Caputo; o vereador de Curitiba Pier Petruzziello; a secretária municipal de Saúde, Beatriz Battistella Nadas; o presidente da Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba, Fabiano Ferreira Vilaruel; o presidente do conselho curador do Hospital São Vicente, Giovanni Loddo; a diretora administrativa do Grupo Hospitalar São Vicente, Márcia Beatriz Schneider; a diretora técnica do Grupo São Vicente, Cecília Neves Vasconcelos; o diretor do Ibama-PR, Luiz Lucchesi; a diretora de Finanças do Ibama-PR, Neusa Maria Emídio; e o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky.