Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta no domingo a Quinta Sinfonia de Bruckner no Guairão

No programa, a Sinfonia nº 5, de Anton Bruckner, compositor com inclinação fortemente religiosa, o que torna o maestro Alexandre Brasolim, violinista da OSP e especialista em arte sacra, ideal para reger o concerto.
Publicação
19/10/2022 - 10:57
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta neste domingo (23), às 10h30, no Guairão (Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto). No programa está a Sinfonia nº 5, de Anton Bruckner, compositor com inclinação fortemente religiosa, o que torna o maestro Alexandre Brasolim, violinista da OSP e especialista em arte sacra, ideal para reger o concerto.

“É muito importante poder oferecer as composições de Bruckner, que ajudaram a definir o cenário musical contemporâneo”, diz Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra. “Ter o maestro Brasolim, que é uma prata da casa, na regência é mais uma demonstração da qualidade técnica e paixão pela arte que a nossa orquestra é capaz de entregar ao público”, acrescenta.

Segundo o maestro Brasolim, é importante reger a Orquestra Sinfônica do Paraná, por ser a orquestra da qual ele faz parte como violinista há 30 anos e também por ser uma das grandes orquestras do cenário musical brasileiro. “Subir no pódio para reger é um nível de emoção e uma responsabilidade muito grandes. É um nível de concentração diferente de quando estou tocando, pois agora preciso que os músicos sintam segurança e musicalidade na minha condução para que eles também possam fazer música com tranquilidade”, afirma.

BRUCKNER - Anton Bruckner é um compositor austríaco do século XIX, com profunda inclinação teológica e influência de Richard Wagner em suas obras. Rejeitou a inclinação romântica e mais popular da época, como o Lied, Poema Sinfônico, da ópera e da música de câmara, e se dedicou a criar uma espécie de gênero próprio, a missa-sinfonia. Nunca foi plenamente aceito pelos seus pares, dada sua origem camponesa, mas compensava a falta de erudição com um perfeccionismo febril.

O CONCERTO - A peça que será executada neste domingo é a quinta de nove publicadas por Bruckner – há uma primeira, rejeitada pelo compositor. Colossal e mais francamente teológica, a Sinfonia nº 5 levou três anos para ser finalizada. Do ponto de vista técnico, exige dedicação total da orquestra e fervor e precisão do maestro. A obra é uma meditação sobre a solidão e decepção terrestres do homem, que, por sua vez, são contrapostas pela revolta, o apelo à fé e à liberação final pelo transcendente.

“Reger uma sinfonia não é algo muito simples; reger Bruckner é ainda mais complicado, por que não é uma música muito comum aos nossos ouvidos, é uma música de muitos contrastes”, afirma Brasolim. O maestro acrescenta, sobre o desafio: “Até mesmo para a orquestra a música de Bruckner exige muita concentração e muita resistência física. Porque são sinfonias longas e difíceis, que vão gastando a energia física e mental, tanto dos músicos, quanto a do maestro também”.

Serviço:

Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná, com o maestro Alexandre Brasolim

Data: 23/10 (domingo)

Horário: 10h30

Local: Teatro Guaíra – Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) - Rua Conselheiro Laurindo, s/n - Centro - Curitiba

Classificação etária: 7 anos

Inteira: R$ 20,00; Meia: R$ 10,00

Ingressos a venda pelo Ticket Fácil

GALERIA DE IMAGENS