Governo inicia na semana que vem série de apresentações do projeto Crianças no Teatro

Os espetáculos serão em Francisco Beltrão, de 26 a 28 de outubro, e Pato Branco, no Sudoeste, de 31 de outubro a 7 de novembro. A ideia é promover o acesso à cultura e estimular a formação de plateias em todas as regiões do Estado, nos mesmos moldes do Cinema na Praça.
Publicação
19/10/2022 - 10:21
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Paraná começa na próxima semana as apresentações do projeto Crianças no Teatro. Os espetáculos serão em Francisco Beltrão, de 26 a 28 de outubro, e Pato Branco, no Sudoeste, de 31 de outubro a 7 de novembro. A intuito do projeto é promover o acesso à cultura e estimular a formação de plateias em todas as regiões do Estado, nos mesmos moldes do Cinema na Praça.

Além das cidades-sede, o objetivo é atender as crianças de municípios do entorno. Manfrinópolis, Nova Esperança do Sudoeste, Enéas Marques, Verê e Itapejara D'Oeste, na região de Francisco Beltrão, e Bom Sucesso do Sul, Vitorino, Mariópolis e Clevelândia, na região de Pato Branco, também participarão das atividades.

O projeto é fruto de uma iniciativa da secretaria estadual da Comunicação Social e da Cultura, Superintendência-Geral da Cultura e PalcoParaná, com apoio da Audi do Brasil. O público-alvo é composto de alunos de 6 a 12 anos de escolas públicas.

O espetáculo desta primeira fase será “A Princesa Cansada e o Animal Bocejante”, de Neumar Michaliszyn, produção da Carnívora Cia. de Teatro em colaboração com a Parnaxx. A comédia é inspirada no conto “Eros e Psique”, do poeta português Fernando Pessoa. A peça faz um contraponto aos personagens da literatura clássica, apresentando uma princesa que se encontra com um animal bocejante que se torna seu amigo. Interativa, leve e com brincadeiras, a encenação ultrapassa o espaço “palco e plateia”, propondo uma sinergia entre atores e espectadores.

Anunciado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em junho deste ano, em um grande evento no Teatro Guaíra, o projeto é inédito nesse formato no Paraná. “Tenho uma memória afetiva do teatro. Eu fui a alguns espetáculos levado pela escola pública onde estudei na infância. E me lembro até hoje. Por isso, pedi um projeto para darmos vida aos teatros e colocar o máximo de crianças de escolas públicas para participar desses eventos. E ele acontece do mesmo jeito do Cinema na Praça, com diversão gratuita para as pessoas”, afirma o governador.

Segundo a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, esse é um projeto que está totalmente alinhado à política pública desta gestão, que tem descentralizado as ações da cultura em diversos âmbitos, como já se fez com o Balé Teatro Guaíra e a Orquestra Sinfônica do Paraná. “Por isso, teve a chancela e a participação ativa do governador desde o início”, disse.

DESCENTRALIZAÇÃO - O projeto Crianças no Teatro tem como objetivo, além de descentralizar as ações culturais que ficam concentradas nos grandes centros, trabalhar propostas pedagógicas de mediação cultural para que crianças tenham acesso à arte por meio de outras possibilidades sensoriais. “A ideia é promover uma recepção cultural com os alunos e os educadores dentro dos espaços nas cidades. Vamos abordar questões que vão despertar outras formas de arte e educação”, explica Carol Scabora, coordenadora cultural e de produção dos espetáculos.

Além da recepção cultural e da apresentação da peça, os alunos e os educadores serão convidados para uma conversa mediada ao fim do espetáculo, como forma de compreensão e reconhecimento do espaço artístico. Os educadores terão acesso a uma “Cartilha Educacional Digital”, por meio de QR Code, com jogos teatrais – um excelente recurso didático coletivo e reflexivo – para serem utilizados em salas de aula e como ferramenta de jogos lúdicos e de brincadeiras improvisadas que são utilizadas na preparação teatral e artística.

O projeto totalizará 132 apresentações na primeira edição. Estão previstas agendas, a partir de 2023, após a rodada no Sudoeste, em Maringá, Umuarama, Londrina, Cornélio Procópio, Cascavel, Foz do Iguaçu, Assis Chateaubriand, entre outros municípios.

Serviço:

A Princesa Cansada e o Animal Bocejante

Francisco Beltrão, de 26 a 28 de outubro, às 9h e às 14h

Teatro Unisep – Rua União da Vitória, 14 – Miniguaçu

 

Pato Branco, de 31 de outubro a 7 de novembro, às 10h e às 15h

Anfiteatro da UTFPR – Via do Conhecimento s/n – KM 01

Nas duas cidades haverá uma sessão com acessibilidade para estudantes surdos e com dificuldades auditivas, com a participação de intérprete de Libras.

 

Ficha Técnica:

A Princesa Cansada e o Animal Bocejante

Carnívora Cia. de Teatro

Dramaturgia: Neumar Michaliszyn

Atores: Carol Scabora e Ike Rocha

Criação de Sonoplastia: Jackson Totsk

Operação: Bruno Matteuzzo

Operação de Luz: Vitor Vinicius

Figurinos: Ike Rocha e Juraci Carneiro

Cenário: Deodato Araújo

Maquiagem: Lirani Duarte

GALERIA DE IMAGENS