Na Expoingá, Copel orienta crianças e adolescentes sobre uso consciente da energia

Dicas para evitar o choque elétrico e para economizar fazem parte da conversa. Escolares se divertem com músicas e números de mágica apresentados pela dupla Jacuí e Maricota da peça "Histórias Eletrizantes".
Publicação
11/05/2023 - 12:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A educação para o uso seguro e sem desperdícios da energia elétrica é a atividade desenvolvida com estudantes de Maringá e toda a região que visitam o estande da Copel na Expoingá 2023. A feira acontece no Parque Internacional de Exposições até este domingo (14). 

As visitas escolares movimentam o parque ao longo do dia e são uma oportunidade para alunos e professores ampliarem conhecimentos em uma aula de campo que abrange variados assuntos. No espaço proposto pela concessionária de energia, escolas e famílias acompanham uma apresentação interativa conduzida pelos personagens Jacuí e Maricota, da peça teatral "Histórias Eletrizantes".

Dicas para evitar o choque elétrico e para economizar no consumo fazem parte da conversa com as turmas, que se divertem com músicas e números de mágica apresentados pela dupla. “A gente fala sobre a prevenção e eficiência energética. Sem dúvida, o assunto que chama mais a atenção é o uso do celular quando está na tomada”, comenta Carlos Augusto de Oliveira, que na brincadeira com o público interpreta o personagem Jacuí.

Uma das turmas que passou pelo estande durante a semana foi a do curso Jovem Agricultor Aprendiz do Colégio Estadual do Campo, de Godoy Moreira, município do Vale do Ivaí. A pedagoga Vera Lúcia Pereira de Lima comentou que a experiência da visita foi muito importante para o grupo: “Tem bastante atrações boas, assim como essa da Copel. Eles se interessaram porque todos usam a energia, está no dia a dia. E aprendem bem mais aqui, visitando e ouvindo as explicações, é uma aula atrativa”, avalia.

O estante da Copel recebeu também a turma de 7º ano do Colégio Estadual Doutor Manoel Firmino de Almeida, de Santo Inácio, cidade distante 90 quilômetros de Maringá. Foi a primeira visita dos alunos com a escola à feira.

Para o aluno Mateus Silva Zanini, que é craque na arte de soltar pipas, a principal informação foi a que diz respeito a essa brincadeira popular. “Aprendi que não pode soltar pipa perto dos fios elétricos, porque é perigoso tomar um choque”, observa.

O colega Matheus Tomás Broietti dos Santos destaca as orientações para o uso eficiente da energia. “Gostei da parte sobre levar menos tempo no banho, para economizar energia e água”, completa.

GALERIA DE IMAGENS