Mutirões de emprego atenderam 2,6 mil jovens do Paraná em janeiro

Um dos mutirões atendeu jovens que cumpriram o serviço militar em 2022 e outro específico para pessoas com até 29 anos. Ambos foram realizados pela Agência do Trabalhador da Capital.
Publicação
14/02/2023 - 11:00

Confira o áudio desta notícia

A inserção de jovens no mercado de trabalho é uma das prioridades do Governo do Estado. Para isso, estão sendo intensificadas as ações para encaminhamento de trabalhadores deste grupo a vagas ofertadas por empresas. Em janeiro, por exemplo, 2.600 jovens foram atendidos em mutirões realizados pela Agência do Trabalhador de Curitiba. Além da possibilidade de contratação imediata, seus nomes ficam na base de dados para eventuais contratações futuras.

Um deles, em parceria com o Exército, foi direcionado a jovens que cumpriram o serviço militar em 2022. Mais de 1.500 vagas foram disponibilizadas por 22 empresas que aderiram ao projeto. Foram feitos 540 atendimentos, com 1.331 pré-aprovações - um mesmo candidato pode ser pré-aprovado para mais de uma vaga.

Já Mutirão do Emprego para Juventude disponibilizou mil vagas para candidatos com até 29 anos. Dezesseis empresas da Capital ofertaram vagas. No total, 2.081 jovens foram atendidos, com 447 pré-aprovações para encaminhamento a emprego.

O Paraná ocupa o 1º lugar no ranking nacional de empregos gerados via Agências do Trabalhador. Em 2022, as Agências do Trabalhador ajudaram 65.447 jovens de 18 a 29 anos a serem contratados, um volume 120,75% maior que o Ceará (2º lugar) e 199,23% superior a São Paulo (3º lugar).

O secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, ressalta que abrir oportunidades para jovens é uma das principais metas para aumentar o número de paranaenses formalmente empregados. "Há disponibilidade de vagas para quem procura o primeiro emprego”, diz.

QUALIFICAÇÃO – Os jovens também estão incluídos no público atendido pelo ônibus do programa Emprega Mais Paraná, unidade móvel das Agências do Trabalhador, que leva o mesmo atendimento feito em unidades fixas, com serviços de cadastramento do trabalhador e encaminhamento para vagas ofertadas por empresas da região. Em 2022 o ônibus passou por 131 municípios, atendendo 9.656 trabalhadores, sendo que 7.829 foram aprovados para serem encaminhados à uma vaga no mercado formal de trabalho.

“Intensificar as ações para o preenchimento das vagas disponíveis para a faixa etária de 18 a 24 anos é uma ação pontual e efetiva para transformar o Paraná no maior celeiro de geração de empregos do país. Além disso, o Estado também intensifica a oferta de cursos profissionalizantes com qualificação em áreas com grande demanda no mercado", explica Moraes.

Um exemplo de ação para ampliar o acesso de jovens paranaenses ao primeiro emprego é a parceria entre a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda e a Secretaria da Educação. Elas articulam em conjunto a proposta para encaminhar alunos dos mais de 40 cursos da Educação Profissional da rede estadual para uma vaga formal de trabalho, logo após a formatura.

Outras inciativas para fomentar a empregabilidade de jovens paranaenses são programas como o Qualifica Paraná e Carretas do Conhecimento. Iniciado em 2019, o Carretas do Conhecimento é uma parceria entre o Governo do Estado, a Volkswagen do Brasil, a Fundação Volkswagen, o Senai-PR e as prefeituras. O programa leva cursos em unidades móveis, alcançando jovens de todo o Estado.

Desde sua criação, foram ofertados cursos gratuitos em 172 localidades do Paraná, formando 9.020 alunos. Para este ano, o programa contará com investimento de R$ 2,2 milhões para atingir um número ainda maior de paranaenses. 

O projeto Qualifica Paraná também oferta cursos gratuitos em unidades móveis. É uma parceria com o Senai Paraná e tem foco a área industrial. Na primeira edição, em 2022, foram disponibilizadas 420 vagas para Curitiba e Região Metropolitana, em 25 cursos. Em 2023, o programa irá atender 13 municípios do Estado, impactando diretamente 505 jovens.

Criado como estratégia para retomada econômica no pós-pandemia, em 2022, programa Recomeça Paraná, é outra frente de qualificação de trabalhador. O programa já está em sua terceira etapa, disponibilizando cursos profissionalizantes gratuitos nas áreas de comércio e serviços, e também de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

GALERIA DE IMAGENS