Litoral é contemplado com três novos investimentos em infraestrutura no pacote do Estado

As duplicações das rodovias que ligam Matinhos à Praia de Leste e Garuva a Guaratuba vão sair do papel. Investimentos estão dentro do pacote anunciado nesta terça pelo governador Ratinho Junior.
07/02/2023 - 11:00

Depois do alargamento da Orla e a duplicação da Avenida JK de Matinhos, do anúncio da revitalização da Orla de Guaratuba e da contratação da empresa para executar as obras da Ponte de Guaratuba, o governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta terça-feira (07) que o Litoral será contemplado com novos grandes investimentos em infraestrutura: as duplicações das rodovias que ligam Matinhos à Praia de Leste e Garuva a Guaratuba, e o Binário de Pontal.

A primeira obra de duplicação no Litoral será na PR-412, principal ligação entre Matinhos e Pontal do Sul, na maior orla paranaense. O projeto inicia na ponte sobre o Canal de Matinhos e segue até o entroncamento com a PR-407, na localidade de Praia de Leste (Pontal do Paraná), totalizando 14,5 quilômetros de extensão.

Todo o trecho será restaurado, com implantação de um novo viaduto no trevo da Avenida Curitiba, readequação dos cruzamentos e implementação de vias marginais. Orçada em R$ 309 milhões, a obra vai resolver um dos principais gargalos do trânsito no Litoral do Paraná, especialmente no período de alta temporada do verão.

Outra importante obra no Litoral será a duplicação dos 12,8 quilômetros do trecho paranaense da rodovia entre Guaratuba e a cidade catarinense de Garuva. A obra contemplará melhorias no entroncamento com a PR-808, que dá acesso a Itapoá. Um viaduto será implantado no balneário de Coroados e a ponte sobre o Rio da Praia será reforçada ou reconstruída. O investimento será de mais de R$ 100 milhões.

Por fim, o outro anúncio envolve o Binário de Pontal do Paraná, um investimento de R$ 12 milhões. Ele terá adequação de vias municipais com implantação de novo pavimento, em padrão rodoviário, para atender o tráfego municipal, desafogando a PR-412.

“Com a engorda da Orla de Matinhos, começamos a colocar o Litoral como uma grande prioridade para receber recursos em infraestrutura”, disse Ratinho Junior. “A duplicação entre Matinhos e Pontal do Paraná, com vias marginais e ciclovia e a pavimentação, a duplicação dos 13 km da PR-412 entre Garuva e Guaratuba e a construção de um binário no acesso de Pontal do Paraná dão uma solução definitiva para o fluxo de trânsito da região, além de se juntarem a outras obras que estão em andamento e outras que iniciam em breve, como a Ponte de Guaratuba”.

OUTRAS OBRAS – Além dos dois novos anúncios, já foram destinados R$ 34,5 milhões para a obra de duplicação da Avenida JK, em Matinhos, que inclui a restauração da via existente e a readequação do Canal de Macrodrenagem do Rio da Draga. O Estado também já contratou os serviços de conservação da rodovia de Guaraqueçaba e licitou a reforma da ponte de metal de Morretes.

A Nova Ferroeste, principal corredor de exportação do Sul e Sudeste, também terá boa parte do traçado no Litoral, levando mais empregos e desenvolvimento para esses municípios.

O Governo do Estado entregou, ainda, o Viaduto de Paranaguá, na BR-277, e recuperou a Avenida Bento Rocha, também na cidade, com um investimento total de R$ 28,2 milhões. Apenas a Portos do Paraná investiu R$ 80 milhões em três anos em ações nas cidades de Paranaguá e Antonina, o que inclui novos trapiches nas ilhas. Nos próximos anos, com o novo Moegão e o Corredor de Exportações, serão mais R$ 1 bilhão para atender a expansão do comércio internacional.

Outra intervenção em andamento é a Ponte de Guaratuba, cujo contrato já foi assinado e que se encontra na fase de licenciamento ambiental. A nova travessia passou por amplo estudo de impacto ambiental e vai dar fim ao problema das balsas de Guaratuba e Matinhos.

INVESTIMENTOS – Além dos grandes investimentos em infraestrutura, o Litoral também tem sido contemplado com recursos e ações em uma série de áreas importantes para o desenvolvimento dos municípios.

Na habitação, foram regularizadas 77 escrituras e entregues 17 casas em Paranaguá. Na educação, o Governo do Estado investiu mais de R$ 1,6 milhão em obras e R$ 6,6 milhões em tecnologia para as escolas estaduais. Na segurança, já foram entregues 19 novas viaturas, uma Delegacia Cidadã e implementado um gabinete integrado para prevenção de crimes e ampliação da segurança.

Na saúde, são mais de R$ 26 milhões investidos em obras, veículos e equipamentos. O Litoral recebeu o reforço de mais nove UBS, 32 veículos para a Estratégia de Saúde da Família e quatro ambulâncias. O Governo também liberou recursos para a construção de um Ambulatório Médico de Especialidades, a ampliação da Maternidade Maria de Lourdes Elias Nunes e a compra de novos equipamentos para o Hospital Regional do Litoral.

Nos projetos sociais, mais de 2.520 famílias são beneficiadas regularmente com o Programa Água Solidária e 6.862 são atendidas pelo Cartão Comida Boa, além de mais de 7.880 famílias contempladas pelo Programa Energia Solidária. Também foram investidos mais de R$ 115 milhões nas redes de distribuição de energia de Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes e Paranaguá.

Na área ambiental, já foram distribuídas mais de 104 mil mudas, destinados R$ 350 mil para a castração de animais, entregues 11 caminhões para a Patrulha Ambiental e mais R$ 8 milhões para o ICMS Ecológico. Os municípios sombreados pela Serra do Mar são o principal reduto da Grande Reserva Mata Atlântica, outra iniciativa que conta com apoio do Governo do Paraná.