Governo do Estado começa a pavimentar acesso a Doutor Ulysses, no Vale do Ribeira

07/02/2023 - 11:40

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta terça-feira (07) que o Governo do Estado vai pavimentar o acesso a Doutor Ulysses, no Vale do Ribeira. Doutor Ulysses é atualmente uma das duas cidades sem conexão asfáltica com alguma cidade vizinha – a outra é Guaraqueçaba, no Litoral, cujos impactos ambientais estão sendo estudados pela administração estadual.

A obra prevê a pavimentação de 12 quilômetros da PR-092, do final do perímetro urbano da cidade em direção à vizinha Cerro Azul, com um investimento de R$ 50 milhões. A previsão é de que os trabalhos sejam iniciados a partir do segundo semestre de 2023, sendo a primeira etapa na iniciativa de integrar Doutor Ulysses à malha rodoviária pavimentada.

Esse é o terceiro município cujas estradas não eram asfaltadas mas foram contempladas na gestão. Entre 2019 e 2020 foram executadas as obras de pavimentação de 27 quilômetros na PR-912, entre Palmas e Coronel Domingos Soares, no Sudoeste, contratada em 2018, com investimento aproximado de R$ 66 milhões.

Além disso, está em andamento a pavimentação da PR-239, que liga os municípios de Mato Rico e Pitanga, na região central. Os primeiros 18 quilômetros de pista foram concluídos. Essa é uma obra aguardada há décadas pela população e beneficiará mais de 30 mil pessoas, com investimento de R$ 89,4 milhões.

Ambas as obras fazem parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

PERÍMETRO URBANO – Em 2019, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) concluiu uma obra de pavimentação de um trecho de 910 metros da PR-092 no perímetro urbano de Doutor Ulysses, com blocos de concreto intertravados, conhecidos como pavers.

Com investimento de R$ 2.949.268,53, a obra incluiu também serviços de terraplenagem, drenagem, sinalização e novas calçadas ao longo de toda a extensão pavimentada.

MELHORIAS – Além da nova pavimentação no acesso a Doutor Ulysses, a PR-092 será duplicada no trecho da Rodovia dos Minérios, que liga Curitiba e Almirante Tamandaré, com um investimento de R$ 90,6 milhões, o que beneficiará municípios da Região Metropolitana de Curitiba e de todo o Vale do Ribeira. Estão sendo executadas quatro novas pistas de concreto, vias marginais, dez pontes, quatro viadutos, passarelas, calçadas e ciclovias em um trecho 4,74 quilômetros de extensão. A previsão de entrega é para o segundo semestre de 2023.

Já foram finalizados 2,45 quilômetros das pistas principais, restando apenas serviços complementares e implantação da sinalização. As obras também avançaram nas vias marginais, e nas etapas de instalação da estrutura de cinco pontes e dois viadutos previstos no projeto.

Uma segunda obra, de duplicação da PR-092 no perímetro urbano de Almirante Tamandaré, foi licitada na modalidade contratação integrada, que prevê elaboração de projeto e execução de obra. Atualmente a iniciativa, um investimento de R$ 50 milhões, está na etapa de projeto.

MANUTENÇÃO – Antes do projeto da pavimentação ser tirado do papel, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) vinha executando serviços de conservação na PR-092 desde o ano passado. A rodovia é quase toda não pavimentada no trecho de Doutor Ulysses, e está contemplada em contrato de conservação que inclui também a PR-340, em uma extensão total de 82,58 quilômetros. O investimento é de R$ 2.912.038,24.

São beneficiados, ao todo, mais de 32 mil habitantes de Doutor Ulysses, Cerro Azul e Tunas do Paraná. Foram feitos serviços de regularização de leito por patrolamento; cascalhamento; conformação e compactação do subleito e do leito; preenchimento de rebaixo com rachão; reaterro e compactação, de preferência com o próprio material escavado; escavação em barranco lateral para saída d’água da pista; escavação de vala lateral em formato triangular no bordo da pista; escavação de valas para bueiros; execução de bueiros simples tubulares de concreto; execução das alas dos bueiros com alvenaria de pedra de mão argamassada; e execução de camada de pedra jogada nas saídas dos bueiros.

Além desta rodovia, o DER/PR conta com contratos para atender todas as rodovias não pavimentadas de sua Superintendência Regional Leste.