Investimentos do Estado ampliam saúde e infraestrutura urbana de Francisco Beltrão

Novos veículos disponibilizados para a saúde vão reforçar atendimento à população de 27 municípios. Obras de infraestrutura devem receber cerca de R$ 8 milhões para a pavimentação de 51 ruas e a cidade vai ganhar ainda uma Delegacia Cidadã. Investimento total é de R$ 16,8 milhões.
07/10/2021 - 20:10

O governador em exercício Darci Piana anunciou nesta quinta-feira (7) novos investimentos para Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná. As ações do Governo do Estado contemplam equipamentos para a saúde da Regional, a pavimentação de 51 vias urbanas do município e o lançamento do edital de licitação para a construção de uma Delegacia Cidadã na cidade. Os recursos totalizam R$ 16,8 milhões.

“Francisco Beltrão é, reconhecidamente, uma das cidades com melhor qualidade de vida do País. Mas sempre há o que se fazer para equiparar todos os cantos da cidade. Por isso esse investimento em saúde, segurança e infraestrutura”, destacou Piana.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior está em missão internacional representando o Paraná na Expo Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

“Vamos pavimentar ruas em uma área de invasão aqui em Beltrão, justamente para que ela passe a contar com as mesmas condições do restante da cidade”, acrescentou o governador em exercício.

SAÚDE – Na Saúde, a 8ª Regional de Saúde passa a contar, a partir de agora, com 58 novos veículos para atender as necessidades da população de 27 municípios da região. A entrega dos automóveis faz parte do maior processo de renovação da frota da Saúde no Paraná, com investimento total de R$ 41,7 milhões para a compra de 1.211 veículos a serem distribuídos aos 399 municípios paranaenses.

Apenas a renovação da frota de Francisco Beltrão custou pouco mais de R$ 2 milhões para o Tesouro do Estado. Os carros são do modelo Gol, da Volkswagen, e têm motor 1.0, com ar-condicionado, direção hidráulica e quatro portas.

“São veículos para reforçar a saúde da família, chegar mais próximo da população, especialmente neste momento de pós-Covid. Se cada carro conseguir fazer cinco visitas por dia, teremos cerca de 1,5 milhão de assistências na cidade ao longo de um ano”, ressaltou o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, Nestor Werner Júnior.

O valor aproximado de cada veículo, que inicialmente era de R$ 46,3 mil, foi reduzido para R$ 34,5 mil por unidade após a licitação realizada pelo Estado pelo critério de menor preço. Os carros estão sendo divididos de acordo com a quantidade de equipes disponíveis em cada localidade, sem necessidade de qualquer contrapartida municipal.

Com a distribuição, o objetivo do Governo do Estado é reforçar a atenção primária, com a realização de 100 mil consultas domiciliares por mês em todo o Paraná, em consonância com a política de cuidado aos idosos. A estratégia garante um atendimento mais humanizado às famílias que sofreram com a pandemia, com especial atenção a aqueles que já tiveram Covid-19, com o monitoramento da evolução de possíveis sequelas causadas pelo vírus.

Os municípios atendidos pela 8ª Regional de Saúde e que serão beneficiados diretamente são: Ampére, Barracão, Bela Vista do Carobá, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Capanema, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Francisco Beltrão, Manfrinópolis, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Pérola D'Oeste, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Realeza, Renascença, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São Jorge D'Oeste e Verê.

O governador em exercício Darci Piana anunciou nesta quinta-feira (07) novos investimentos para Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná
Novos veículos vão reforçar atendimento em 27 municípios de 8ª Regional de Saúde. Foto: Gilson Abreu/AEN

INFRAESTRUTURA – O edital de licitação de infraestrutura entregue pelo governador em exercício prevê obras de quase R$ 8 milhões para a pavimentação em paver de 51 ruas de Francisco Beltrão, na comunidade Terra Nossa.

O bairro é uma antiga ocupação irregular da cidade, que agora começa a avançar com ações diretas do Governo do Estado. “É um bairro que realmente destoa do restante de Francisco Beltrão, fruto de uma invasão. Chegamos à conclusão que era melhor urbanizar do que desocupar a área. Com o apoio do Estado, não vamos virar as costas para essas pessoas”, afirmou o prefeito do município, Cleber Fontana. “Isso é cidadania”.

O processo licitatório é conduzido sob gestão da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (Sedu). “A orientação do governador Ratinho Junior é para cuidar das cidades e das pessoas. Recuperar regiões como essa, o Terra Nossa, para transformar a vida de quem mora lá. É por isso que estamos no governo”, destacou o secretário João Carlos Ortega.

SEGURANÇA – Na área de segurança, o edital apresentado por Darci Piana vai permitir a construção da Delegacia Cidadã de Francisco Beltrão. O orçamento inicial é de R$ 6,8 milhões.

PRESENÇAS – Participaram do evento o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; os deputados estaduais Luiz Fernando Guerra, Nelson Luersen e Wilmar Reichembach; o deputado federal Vermelho; o vice-prefeito de Francisco Beltrão, Antônio Pedron; o presidente da Câmara Municipal da cidade, Quintino Girardi; e a secretária da 8ª Regional de Saúde, Nádia Zanella; além de prefeitos, lideranças políticas e empresariais da região.