Inscrições para 1º vestibular da UEM voltado a pessoas com deficiência terminam nesta quarta

São ofertadas 189 vagas suplementares para ingresso no ano letivo de 2022. Boleto da inscrição deve ser pago até sexta (25).
23/02/2022 - 10:50

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebe somente até esta quarta-feira (23) as inscrições para o 1º Vestibular para Pessoas com Deficiência (PCD). São ofertadas 189 vagas suplementares para ingresso no ano letivo de 2022. As inscrições serão feitas exclusivamente no site www.vestibular.uem.br. De acordo com o edital, a taxa de inscrição é de R$ 167 e o boleto bancário deve ser quitado até esta sexta-feira (25).

As provas serão aplicadas em 27 de março, mesma data do Processo de Avaliação Seriada (PAS), no Paraná, em Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Maringá, Paranavaí e Umuarama. Por seguir os protocolos de biossegurança devido à pandemia, a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) orienta que os candidatos cheguem com pelo menos uma hora de antecedência ao local de prova. Os portões serão fechados às 13h50, horário de Brasília.

Segundo a coordenadora-geral da CVU, Maria Raquel Marçal Natali, o vestibular cumpre a Lei Estadual 20.443/20 e a Resolução 41/21 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP), que garantem o ingresso desse público nas instituições estaduais de educação superior e de ensino técnico. “No caso da UEM, as oportunidades abrangem mais de 70 cursos presenciais de graduação”, disse.

CRONOGRAMA – As inscrições homologadas e não homologadas serão divulgadas em 3 de março e os locais de prova em 10 de março, no Menu do Candidato. O gabarito provisório será divulgado às 15h do dia 28 de março e o resultado final em 20 de abril, a partir das 10h, no site www.vestibular.uem.br.

APOIO ÀS PCD – O estudante em situação de deficiência e/ou necessidades educacionais especiais pode, no ato da matrícula ou no decorrer do curso na UEM, solicitar apoio junto ao Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (Propae), cuja atuação é realizada em conjunto com as coordenações dos cursos de graduação. O programa está vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (PEN).

Os principais serviços prestados pela equipe do Propae são: adaptação curricular e de recursos, como impressões em Braille ou em fonte ampliada; textos digitalizados em formato acessível a acadêmicos cegos ou em situação de deficiência visual; tempo estendido e espaço físico para realização de avaliações; mediação pedagógica específica: tradutor/intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e monitoria especial. Para mais informações, enviar e-mail para sec-propae@uem.br.