Universidades sul-americanas ofertam disciplinas para alunos da UENP e Unespar

Ao todo, são 838 vagas, em 294 disciplinas, para alunos de graduação regularmente matriculados. As matérias são ofertadas na modalidade remota, contemplando todas as áreas do conhecimento.
22/02/2022 - 16:39

As universidades estaduais do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar) estão com inscrições abertas para estudantes cursarem disciplinas em instituições de ensino superior da Argentina e do Paraguai. Ao todo, são 838 vagas, em 294 disciplinas, para alunos de graduação regularmente matriculados.

As matérias são ofertadas na modalidade remota, contemplando todas as áreas do conhecimento. Os prazos para inscrições e critérios de seleção podem ser consultados nas áreas de relações internacionais de ambas as instituições. (Confira abaixo).

As disciplinas são das universidades nacionais de Catamarca (UNCa), de Salta (UNSa), de Tucumán (UNT) e do Nordeste (UNNE), na Argentina; e da Universidade Nacional de Concepción (UNC), no Paraguai. O período letivo para algumas matérias abrange o primeiro semestre de 2022, enquanto outras podem ser cursadas durante o ano inteiro.

A iniciativa faz parte de um programa de mobilidade internacional da Rede Zicosur Universitário, com amparo em protocolo de intenções, firmado com o Governo do Paraná por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). A Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul (Zicosur) é uma associação público-privada que reúne governos estaduais de cinco países – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile e Paraguai.

O objetivo é desenvolver programas e projetos com impacto positivo na região sul-americana, promovendo intercâmbio econômico, social e cultural, a partir de atividades acadêmicas, científicas e tecnológicas.

Para a diretora do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), professora Nadia Moroz Luciani, é importante aproveitar as oportunidades de mobilidade para uma cultura internacional e multicultural. “Esse tipo de ação proporciona, além de aprendizados no contexto acadêmico e científico, uma imersão cultural que acelera o desenvolvimento global da comunidade acadêmica, preparando os futuros profissionais para os desafios próprios de suas carreiras”, afirma.

As demais universidades estaduais do Paraná devem divulgar, em breve, editais próprios para inscrição de seus alunos nesse programa de mobilidade internacional, que neste ano ocorre exclusivamente na modalidade virtual, ainda em decorrência da pandemia.

RECIPROCIDADE – Como contrapartida, as duas instituições paranaenses disponibilizaram disciplinas para os alunos estrangeiros. Com 69 vagas, a UENP oferta sete disciplinas dos cursos de graduação em Ciências Biológicas, Direito, Geografia, Historia e Letras. Já a Unespar assegurou 18 vagas para três matérias (seis em cada) do Programa de Pós-Graduação em História Pública (PPGHP).

SERVIÇO:

Programa de Mobilidade Internacional da Rede Zicosur Universitário – Modalidade Virtual

Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI)

Contatos: (43) 3511-3200 - mobilidade.cri@uenp.edu.br - secretaria.cri@uenp.edu.br

Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Escritório de Relações Internacionais (ERI)

Contatos: (41) 3281-7465 - mobilidade@unespar.edu.br - eri@unespar.edu.br