Governo garante R$ 34 milhões para investimentos em saúde na região de Francisco Beltrão

Recursos serão aplicados em obras que estão em andamento, compra de equipamentos para saúde bucal, saúde da família, veículos e ambulâncias para Atenção Primária e transporte de pacientes.
19/01/2023 - 12:40

O Governo do Estado confirmou mais de R$ 34 milhões em investimentos para os 27 municípios de abrangência da 8ª Regional de Saúde, de Francisco Beltrão, no Sudoeste. Os recursos somam investimentos em obras que estão em andamento, a aquisição de equipamentos para saúde bucal, saúde da família, veículos e ambulâncias para Atenção Primária e transporte de pacientes, além de um incentivo adicional para 59 prestadores de serviço, conforme a Resolução Sesa n° 875/2022.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, que esteve no município, lembrou que nos últimos quatro anos o Governo do Estado liberou cerca de R$ 2,5 bilhões para Atenção Primária. “É o maior investimento do Sistema Único de Saúde da história do Paraná. E hoje, no Hospital Regional do Sudoeste, confirmamos o investimento de mais de R$ 34 milhões entre obras, equipamentos, veículos e ambulâncias para toda a região de Francisco Beltrão”, disse.

Somente para as obras na região, o Governo do Estado liberou R$ 19,6 milhões entre construções, ampliações e reformas de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais. Entre as obras estão as construções das UBS de Barracão, Capanema, Cruzeiro do Iguaçu, Marmeleiro, Realeza, Salto do Lontra e Santo Antônio do Sudoeste.

A Secretaria da Saúde também confirmou um repasse de R$ 3,2 milhões como um incentivo para custeio e manutenção dos atendimentos dos hospitais e entidades que prestam serviço para os 27 municípios da região e R$ 7,9 milhões para a aquisição de equipamentos (kits de saúde bucal e enxoval) e veículos (vans, ambulâncias e carros para atender a Estratégia Saúde da Família) a todas as cidades da 8ª RS.

“Sempre lutamos para que o Sudoeste recebesse importantes investimentos do Estado, em especial da Secretaria de Saúde e hoje reforçamos esse compromisso”, ressaltou o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano.

“É muito importante poder chegar nesse momento no âmbito da saúde pública, em parceria com gestores e executores da área, sabendo que avançamos muito e avançaremos ainda mais. A união e integração do Governo com os serviços de Saúde da região são fundamentais para garantirmos a qualidade assistencial que nossa população precisa”, disse o prefeito de Francisco Beltrão, Cléber Fontana.

HOSPITAL REGIONAL A Secretaria da Saúde também investiu recentemente R$ 3,4 milhões em equipamentos para o Hospital Regional do Sudoeste Walter Alberto Pecoits e R$ 200 mil para a compra de tablets para reforçar e agilizar o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município de Francisco Beltrão.

No evento, o secretário Beto Preto também deu posse ao novo diretor-geral do Hospital Regional do Sudoeste, Geraldo Gentil Biesek, que reforçou a prioridade por ações de regionalização da saúde. “Quero assumir o compromisso de dar continuidade a esse trabalho de regionalização na condução dessa unidade tão importante para a região Sudoeste, incorporando novos recursos e aumentando a abrangência dos atendimentos”, afirmou.

REGIONAL – Fazem parte da 8ª Regional os seguintes municípios: Ampére, Barracão, Bela Vista do Carobá, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Capanema, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Francisco Beltrão, Manfrinópolis, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Pérola d'Oeste, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Realeza, Renascença, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, Sao Jorge d'Oeste e Verê.

PRESENÇAS Participaram da solenidade o diretor-geral da Secretaria da Saúde, Nestor Werner Júnior; a diretora da 8ª Regional de Saúde, Nádia Zanella; os deputados estaduais Paulo Litro e Nelson Luersen; o deputado estadual eleito Luís Corti; prefeitos e secretários municipais dos municípios da Região e colaboradores do hospital.