Governo do Estado retoma as obras nas marginais da PRC-466 em Pitanga

DER/PR abriu edital de licitação para retomar obras que estavam paralisadas desde 2021, em um contrato realizado em 2018. Marginais vão atender parque industrial da região Central do Paraná.
05/01/2023 - 14:30

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) abriu o edital de licitação para execução das obras remanescentes das vias marginais da PRC-466, em Pitanga, na região Central. A disputa será em 31 de março no portal de compras do Banco do Brasil, no link www.licitacoes-e.com.br.

As obras estavam paralisadas desde dezembro de 2021, após desmobilização feita pela empresa vencedora da primeira licitação. A contratação foi feito em 2018.

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti, comunicou a abertura do edital junto a representantes do município. “Essas marginais são muito esperadas pela população e pelo comércio local, que vem há muito tempo sofrendo com os acessos às indústrias. Agora, vamos finalizar essas marginais de forma eficiente”, afirmou.

A PRC-466 é a principal ligação de Guarapuava com o Norte e o Noroeste do Estado. As obras nas marginais darão acesso ao complexo de indústrias da região, separando o trânsito urbano das conexões dos caminhões de carga e dos ônibus dos funcionários.

O prefeito de Pitanga, Maicol Geison Callegari Rodrigues Barbosa, agradeceu a mobilização do governo estadual para retomada das obras. “Agradeço ao governador Ratinho Junior e sua equipe pelo empenho e por essa parceria para retomada das obras tão importantes para a nossa região”, disse.

A licitação será pela modalidade Contratação Integrada, que prevê a elaboração do projeto básico e do projeto executivo de engenharia, e a execução da obra todos no mesmo contrato.

Neste processo, o valor estimado da obra é sigiloso, gerando uma disputa mais acirrada das disputas de preços entre os participantes. Vence a licitação a proposta com o valor mais baixo que tiver a documentação de habilitação aprovada pela comissão de julgamento do DER/PR.

A obra em sua maioria já está com a terraplenagem executada, mas por conta da paralisação alguns trechos foram deteriorados pelo desgaste natural. A recuperação dos segmentos será prontamente atendida pelo novo edital.

Também estão previstas pavimentação, instalação dos dispositivos de drenagem com sarjeta no canteiro central, calçadas com piso tátil, ciclovias, meios-fios, abrigos de ônibus, defensas metálicas, além da sinalização vertical e horizontal.

EXTENSÃO – As marginais serão implantadas em trecho de 4,2 quilômetros de extensão. Somando as duas margens, serão 8,4 quilômetros de obras em novas pistas. O prazo de execução será de 15 meses, a contar após emissão da ordem de serviço.