Obras do Estado na BR-277 não pararam no recesso e seguem em ritmo acelerado

DER/PR mantém trabalhos intensos para recuperação dos trechos do km 39 e km 41 da BR-277, no Litoral. Segmentos foram atingidos por deslizamentos de terra causados pelo intenso volume de chuvas no fim de novembro.
Publicação
04/01/2023 - 10:40

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), segue trabalhando intensamente na obra emergencial de recuperação da encosta da BR-277, entre o km 39 e o km 41, na Serra do Mar, em Morretes, no Litoral. Os segmentos foram atingidos por deslizamentos de terra causados pelo intenso volume de chuvas no fim de novembro. 

As obras seguiram sem interrupções durante o recesso do fim de ano, inclusive nos feriados. São realizados serviços na encosta para atenuar novos danos, assim como desobstrução de canaletas para evitar o acúmulo de água nas margens da rodovia, constante limpeza e manutenção da sinalização, entre outros. 

O DER/PR mantém análises e estudos geológicos para avaliação de risco e projetos de contenção de taludes. Já foram coletadas amostras do solo para ensaios de caracterização em laboratório, aerolevantamento através de dispositivos para obtenção de informações, além da instalação de um pluviômetro no km 41.

Com o objetivo de amenizar o fluxo de veículos durante as festividades do fim do ano, o DER/PR liberou mais uma faixa do trecho antes do Natal, logo após firmar o acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para assumir integralmente as obras de contenção de talude no km 39 e no km 41. 

Atualmente, três das quatro faixas estão liberadas no trecho, de acordo com a necessidade e o volume de veículos. A exceção é um trecho de 400 metros que segue em pista simples no km 41, local mais atingido pelas fortes chuvas. 

ACORDO – Em 16 de dezembro, o DER/PR firmou um termo de compromisso com DNIT para execução integral das obras no km 39 e km 41 da BR-277. O órgão federal, responsável pela rodovia, não possuía os recursos necessários e aceitou apoio oferecido pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior para executar as obras e resolver a situação. Para o início rápido dos trabalhos, foi realizada uma contratação emergencial. 

Já o DNIT continua responsável pelas obras no km 42, que foi atingido por uma queda de rochas em outubro, cerca de um mês antes dos deslizamentos nos quilômetros 39 e 41. O órgão federal retirou o guindaste e liberou a pista antes em 22 de dezembro, com previsão de retorno dos serviços no início deste ano.

GALERIA DE IMAGENS