Governo do Estado destinará R$ 9,4 milhões para fortalecer Saúde de Umuarama

Recursos serão destinados para ampliação, reforma e construção de Unidades Básicas de Saúde, incentivo financeiros a 24 prestadores de serviços do SUS, compra de equipamento para o Hospital Cemil e a aquisição de oito ambulâncias.
13/01/2023 - 12:50

O Governo do Estado destinará R$ 9,4 milhões para ações na área da saúde em Umuarama, no Noroeste do Estado. Os recursos contemplam obras de ampliação, reforma e construção de seis Unidades Básicas de Saúde (UBS), no valor de R$ 2,5 milhões, além de incentivo financeiro para 24 prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) no município, num total de R$ 3,4 milhões

Também estão no pacote o repasse R$ 2,2 milhões em equipamentos para a Associação Beneficente São Francisco de Assis, mantenedora do Hospital Cemil, e oito novas ambulância que somam R$ 1,3 milhão.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, que esteve no município nesta sexta-feira (13) para comunicar os investimentos, falou sobre o objetivo da destinação do recursos. “Nosso compromisso é elevar não somente a capacidade de atendimento de todos os municípios do Paraná, mas a qualidade dos serviços. O governador Ratinho Junior tem realizado um incessante trabalho pelo fortalecimento da regionalização da saúde, por isso estamos aqui para anunciar esse repasse”, disse.

Para o incentivo financeiro aos prestadores de serviços, os recursos são provenientes da resolução Sesa nº 875/2022 e têm como finalidade manter as unidades em funcionamento pleno. “A tabela SUS está defasada há pelo menos 14 anos. Por isso, o Governo do Estado protocolou, em parcela única, o pagamento daquilo que chamamos de contribuição do socorro, para garantir que os prestadores não fiquem desassistidos e possam manter suas portas abertas”, completou o secretário.

O prefeito Hermes Pimentel reforçou o papel do Governo do Estado na assistência prestada à população. “Esse é um dia especial para Umuarama, que recebe recursos para expandir a qualidade de vida de todos os nossos munícipes. Isso somente é possível pelo diálogo constante que temos com o Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Saúde, que estão sempre de portas abertas para nos atender”, reforçou

EQUIPAMENTOS – Os repasses para equipamentos permitirão a aquisição de 21 novos aparelhos pela Associação Beneficente São Francisco de Assis, mantenedora do Hospital Cemil. Entre eles estão um arco cirúrgico, gerador de laser, mesa cirúrgica elétrica e equipamentos anestésicos. O Cemil desempenha um papel fundamental para a região de Umuarama, ofertando desde internação até residência médica.