Governo destina R$ 651 mil para bolsas de seis pesquisadores dentro do Projeto Genomas

Seis estudantes serão selecionados pelas universidades estaduais do Centro Oeste e de Ponta Grossa para cursos de doutorado e pós-doutorado com projetos de pesquisas nas áreas de genômica, bioinformática e epidemiologia. Estudos vão embasar políticas públicas.
25/01/2023 - 14:00

As universidades estaduais do Centro-Oeste (Unicentro) e de Ponta Grossa (UEPG) selecionam até 8 de fevereiro seis estudantes para cursos de doutorado e pós-doutorado, com projetos de pesquisas nas áreas de genômica, bioinformática e epidemiologia. Os estudos serão desenvolvidos pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Unicentro, no âmbito do Projeto Genomas Paraná e do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação em Genômica (Napi Genômica).

São disponibilizadas quatro bolsas de doutorado no valor individual de R$ 2.750,00 para o período de quatro anos, somando R$ 528 mil, e duas bolsas de pós-doutorado de R$ 5.125,00 para dois anos, que totaliza R$ 123 mil. Nas duas modalidades de pós-graduação a carga horária semanal prevista é de 40 horas de dedicação aos projetos. As atividades laboratoriais serão realizadas no Instituto para Pesquisa do Câncer de Guarapuava (Ipec).

As bolsas, que somam R$ 651 mil, são concedidas com recursos da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O objetivo é estruturar um repositório para o armazenamento de amostras biológicas e dados epidemiológicos para uso em pesquisas, o chamado biobanco. Esse recurso científico é essencial para estudos de genômica e medicina personalizada.

Segundo o coordenador de Ciência e Tecnologia da Seti, Marcos Aurélio Pelegrina, o Estado pretende identificar marcadores de predisposição genética e metabólica da população paranaense, a partir de técnicas de inteligência artificial e ciência de dados. “O intuito é descrever fatores de riscos de doenças cardíacas, derrames, diabetes e comorbidades associadas para embasar políticas públicas de saúde e estratégias de Medicina Preventiva”, sinaliza o gestor, destacando a capacitação e qualificação de pesquisadores na área estratégica da genética.

Em 2021, o Paraná se tornou sede de um novo ecossistema de inovação voltado à pesquisa genética e inteligência artificial aplicada à saúde. Chamado de Vale do Genoma, a iniciativa foi instalada em Guarapuava, na região Centro-Sul, visando estabelecer um polo de startups na área genômica. Pioneiro no Brasil, o ecossistema envolve pesquisadores de várias instituições, inclusive de outros estados, e contribui para fortalecer e ampliar parcerias e pesquisas em genética.

REQUISITOS – As vagas para o curso de doutorado estão distribuídas em dois grupos de atuação: Bioinformática e Genética ou Biologia Molecular. Podem concorrer profissionais de diferentes graduações com título de mestre nas áreas de Genética, Bioinformática, Biologia Molecular, Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia, Patologia, Clínica Médica, Ciências Farmacêuticas ou Ciências Médicas. As oportunidades também contemplam pessoas com deficiência (PCD). A taxa de inscrição é de R$ 150,00.

Os acadêmicos do segundo grupo, especificamente, devem comprovar experiência em extração de ácidos nucleicos, planejamento e execução de PCR (sigla em inglês para reação em cadeia da polimerase) e eletroforese (método para separar fragmentos de DNA), assim como interpretação e análise estatística de resultados. Os seis bolsistas de doutorado devem divulgar os resultados obtidos nas respectivas pesquisas em eventos acadêmicos e escrever artigos correspondentes em língua inglesa para publicação em revistas científicas de alto impacto.

Entre os requisitos para o preenchimento das vagas de pós-doutorado, os concorrentes devem comprovar o título de doutor em Bioinformática, Biologia Molecular, Bioquímica, Ciências Farmacêuticas, Clínica Médica, Farmacologia, Fisiologia, Genética ou Patologia. As inscrições nessa modalidade são gratuitas.

GENOMAS PARANÁ Em 2022, o governo estadual liberou R$ 3,12 milhões para o Projeto Genomas Paraná, iniciativa inédita de pesquisa em genética no Brasil, com foco na prevenção de doenças. Além de investimento em ultrafreezers para o armazenamento e conservação de amostras biológicas, o montante é destinado ao custeio de reagentes para extração de material genético e bolsas de doutorado e pós-doutorado e de apoio técnico à pesquisa.

Os dados obtidos pelos cientistas serão utilizados em diagnósticos precoces e tratamentos de patologias de origem genética e até mesmo doenças crônicas.

Serviço:

Modalidade: Doutorado